“Trevo da Dirmave†não será reaberto para trânsito entre o centro e Jardim América

Publicado por Gazeta de Riomafra - 14/03/2013 - 00h00

Na Sessão da Câmara de segunda-feira, o munícipe e empresário Marcos Fischer fez uso da Tribuna da Casa, para expor situação enfrentada pelos munícipes que precisam transpor a BR 116 no sentido centro a Jardim América e vice-versa, cujo trevo foi fechado. Na oportunidade, apresentou também dezenas de fotos demonstrando o caos ocasionado pelo desvio do acesso à cidade, através do túnel construído junto à rua 07 de setembro, com acúmulo de veículos, caminhões, pedestres, ciclistas, cadeirantes e a própria população.

Fischer citou que a comunidade mafrense foi surpreendida com o fechamento repentino do trevo de acesso e saída, sem maiores explicações. A justificativa à época da interrupção do tráfego centro-bairro e vice-versa, foi constantes engarrafamentos na BR 116 em virtude das obras de melhoria da ponte que divide Paraná e Santa Catarina. “Foi uma situação criada sem a menor preocupação com os moradores, empresários e até mesmo com visitantes de Mafraâ€, destacou.

Ainda na Tribuna, o empresário apontou que vários motoristas chegam ao trevo e não sabem como sair da cidade. “Uma placa indica Curitiba à esquerda, quando os motoristas precisam dobrar a direita, por aquela ruela que nem denominação temâ€.

De acordo com ele, o túnel construído na rua 07 de Stembro – túnel chamado de “trincheiraâ€, “não tem dono e não tem lei. Todo mundo buzina e vai rodandoâ€.

Citando que foi retirado um problema da BR e este foi jogado para a cidade, em ruas sem condições de receber tráfego intenso ou pesado. “Foi uma total falta de respeito com a cidadeâ€, disse.

Na sequência Marcos Fischer apresentou dezenas de fotos que demonstram a precariedade, por exemplo, das ruas 07 e 08 de Setembro, hoje muito esburacadas, com falta de passeios e iluminação. Lembrou, ainda, que diariamente, contando-se os ônibus das empresas Catarinense/Penha, Reunidas e mais os coletivos urbanos, são cerca de cento e cinquenta ônibus que são obrigados a entrar pela trincheira, onde há dificuldades para suas manobras e, depois, precisam transpor também a avenida Coronel José Severiano Maia, para poderem chegar até a Rodoviária.

O empresário pediu que a Prefeitura e a Câmara tomem providências junto aos responsáveis pelo fechamento, “porque precisa-se do mesmoâ€

Engenheiro fala em fechamento permanente

O engenheiro Marcos Dutra – da Autopista Planalto Sul, também fez uso da Tribuna naquela ocasião, quando citou obras já realizadas em Mafra e as que estão a serem efetuadas nos próximos dois a três anos, num investimento que deverá girar em torno de R$ 20 milhões.

Sobre o trevo da Dirmave, disse que realmente o movimento de cruzamento e retorno foram bloqueados por conta das obras da ponte sobre o rio Negro, porque filas muito grandes vinham se formando junto à BR 116. “Por indicação da Polícia Rodoviária Federal é que o trevo foi fechado até o término das obras na ponteâ€, destacou.

Relatando que o trevo não tem capacidade para absorver o trânsito urbano mais o rodoviário, Dutra disse que a solução definitiva seria “o fechamento permanente do mesmoâ€, afirmando que deve-se separar o trânsito da rodovia com o trânsito urbano, o que foi contestado por vários vereadores, que citaram estar ali representando a população mafrense, “expressando o clamor popular, que é de reabertura do referido trevoâ€.

Representando a Concessionária, também falaram na oportunidade Arthur de Vasconcellos Neto e Antonio Cesar Ribas.

O presidente da Casa, Vicente Saliba, salientou que vários Requerimentos – alguns assinados por todos os edis, foram encaminhados solicitando a reabertura do trevo, conforme solicitação da comunidade, empresários e comerciantes. “O tráfego foi desviado para uma via que não tem preparação para receber grande fluxo de veículos, pedestres e trânsito pesadoâ€, destacou.

Reunião aponta para o fechamento definitivo do trevo da Dirmave

Numa iniciativa da Câmara de Vereadores, através do presidente Vicente Saliba, ainda na data de ontem foi realizada reunião envolvendo o Legislativo e Executivo Mafrenses, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Federal, a Concessionária Autopista e representantes da comunidade.

Respondendo a questionamentos de vereadores, Antonio Cesar Ribas disse que existe um novo projeto para Mafra, que prevê maior segurança para a população. Retratou que atualmente passam cerca de 07 mil veículos diariamente por aquele trevo, onde “existe necessidade de atualização e separação do tráfego da BR com o tráfego urbanoâ€.

O engenheiro da Prefeitura, Valdir Ruthes, disse que momentos antes da reunião recebeu ligação do prefeito Municipal, que encontrava-se em Florianópolis, determinando que em virtude da rua São João Maria, no trecho hoje em litígio judicial, onde há décadas funcionava a empresa “Assodimaâ€, seja-se declarado o terreno como de Utilidade Pública Municipal, para sua posterior desapropriação e, consequentemente, a pavimentação asfáltica. Destacou, também, que o prefeito se comprometeu a repavimentar a rua 07 de Setembro, com implantação de novos passeios e melhorias necessárias.

Na sequência ponderações foram feitas por vereadores e do próprio empresário Marcos Fischer, o qual se disse também defensor do tema segurança. Indagou onde está a segurança da rua 07 de Setembro e da avenida Severiano Maia, além das paralelas, sem estrutura alguma. “A rua 07 se tornou intransitável e a ‘trincheira’ não tem donoâ€.

O inspetor chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Mafra, Luciano Crisafulli, apontou de 2005 a 3013, dados estatísticos comprovando que no trecho entre o KM 1.1 e o 1.8, passando pelo trevo da Dirmave, ocorreram 160 acidentes e outros sete atropelamentos, resultando em 74 pessoas com ferimentos leves, 16 com ferimentos graves e cinco mortos.

Afirmando que para determinar o fechamento do trevo teve embasamento, salientou que foi sim a PRF quem determinou o bloqueio do tráfego no local, buscando garantir a segurança dos munícipes.

Destacando que estão previstas para iniciar em breve obras de melhorias na ponte próxima ao acesso para a “Garagem da Prefeituraâ€, se o trevo for aberto, caminhoneiros, ao verem filas se formando, podem optar por desviar seu caminho pelo interior da cidade, trazendo graves problemas ao trânsito urbano.

Em sua fala, Crisafulli foi enfático ao afirmar que o trevo não será reaberto, que há necessidade, sim, de separação do trânsito rodoviário com o urbano. “Somente abriremos uma exceção caso a Prefeitura inicie obras na rua 07 de Setembro e a abertura se dará tão somente até a finalização das obrasâ€, garantiu.

Apontando que casos especiais têm atenção especial, o representante da PRF disse concordar que Mafra não pode ficar sem o acesso norte, destacando que lombadas e tachões estão proibidos de se colocar ao longo da BR. Voltando ao trevo, disse que “se for preciso liberar o trevo para melhorias à comunidade, certamente estará junto, parceiro da comunidade.

O representante do Ministério Público Federal, procurador da República Daniel Coimbra, foi o último a se manifestar e citou concordar com a fala do chefe da Polícia Rodoviária Federal, ressaltando que “a Rodovia não é o local para transposição do trânsito urbano. Enquanto não tivermos a visão de um resultado final positivo, não podemos abrir exceção e liberar o trevo†– destacando que é fácil comparar o resultado de uma colisão no trânsito urbano com outra no trânsito rodoviário, onde a velocidade é maior e há grande fluxo de caminhões pesados.

Ao final, o presidente Saliba disse que se chegou então a um termo, uma definição, que é de que o trevo deve permanecer bloqueado para transposição, somente sendo liberado em caso de início de obras na rua 07 de Setembro, o que impediria o atual desvio do tráfego pela trincheira. Muitos vereadores saíram insatisfeitos com o resultado da reunião.

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25 comentários publicados
  1. Diego

    Falta de planejamento dá nisso!
    A meu ponto até poderia permanecer fechado desde de que providenciassem um acesso novo , agora que cesso é a pergunta? tem como fazer outro? os custos não serão elevados? não é mais valido arrumar o que ja existe?

    A meu ver isso vai se prolongar e a cidade ira ficar com esta entrada ( pois é por onde muitos acessam a cidade ) feia , mal sinalizada, com asfalto ruim, péssimas condições de visibilidade ( no tunel vem carro de tudo que é lugar , é péssimo aquilo! ) .

    Vamos torcer para que estes “inteligentes” engenheiros do transitos parem de inventar moda e resolvão dar uma solução!

  2. luiz

    Sou de Canoinhas este trevo é uma vergonha para a cidade deveria continuar aberto para a população, pois esta trincheira que chamam de túnel os acesso é uma vergonha, se querem fazer alguma coisa façam bem feito e bem acabado,POR FAVOR ISTO É UMA VERGONHA

  3. brasileiro

    XV – é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;Somente um juiz pode bloquear a via se for presizo mas isso tem que ir a juri nao como foi feito esta ilegal aqueles latoes la no trevo

    • André

      quanta bobagem. e isso que nem nem vou falar dos erros ortográficos.

  4. ????

    ISSO É RIDICULO, ISOLARAM O BAIRRO JARDIM AMÉRICA DO RESTO DA CIDADE, SEUS ICOMPETENTES!!!!!

  5. ZE POVINHO

    FALAM………FALAM…………..FALAM………E MAFRA CONTINUA….. E VAI FICAR MAIS 4 ANOS….ESTAGNADA…….
    POBRES MORTAIS…….E DE-LHE PT…..É O QUE O POVO QUER……………

  6. ZE POVINHO

    QUE COISA FEIA ESSES INCOMPETENTES ESTÃO FAZENDO , FEXAR UM TREVO QUE EM 100 ANOS NUNCA DEU ACIDENTE GRAVE…… DE QUEM FOI ESSA IDEIA DE BURRIXÓ??? AGORA SIM FICA MAIS PERIGOSO.. EITA GENTE COM POUCOS NEURôNIOS…. ENQUANTO ISSO TEM COISA MIAIS IMPORTANTES PRA FAZER… AKI …….. MAFRA MAIS 4 ANOS NA M

  7. mafrense

    Uma Observação, pelo CTB quem esta em uma rotatoria tem a preferencia, e Mafra deve ser a unica cidade em que essa lei é contraria.

  8. Marcos

    Aos que xingam a autopista em virtude de outros acessos fechados é porque desconhece o contrato licitatório assinado pelo ex presidente lula, onde foi dada duas opções a ele, onde a primeira contemplava de que a concessionária vencedora da licitação deveria arcar com todos acessos, sinalização, asfalto, etc.. e a segunda a concessionária seria responsável apenas pelas principais já sinalizadas e asfaltadas.

    Porque o Lula optou pela última opção? É fácil responder, a última opção o valor do pedágio começava bem menor do que outro, e visando não perder alguns votinhos por conta de um pedágio mais caro, ele pensou na sua eleição e não no bem das famílias que utilizam esses acessos.

    Antes que discordem, isto é fato, é possível provar.

  9. Fabio

    Deve fechar mesmo, mas primeiro devem arrumar as ruas secundárias e avisar os motoristas que a rua João Maria do Valle, não é pista de corrida, tenho, fotos e videos de carros em alta velocidade e os Nº das placas. Logo vai acontecer um grave acidente, fica a dica para as autoridades saberem para depois não dizer que não sabiam, sem dizer que tem uma borracharia que atende seus clientes no meio da rua. Vamos colocar as mãos na cabeça e resolver esse problema, pois nessa rua moram crianças, idosos, familias inteiras que pode ser ceifadas por causa desse motaristas inconsequentes….

  10. Reclamante

    Alguem pode dar um motivo para o fluxo urbano passar por cima de uma rodovia e arriscar a vida de muitas pessoas? Não vejo problemas na passagem por baixo do viaduto, vejo problemas com a preguiça que as pessoas tem de dar a volta em 1 quadra.

    • everton

      o problema não é esse uma quadra a mais, e sim os acessos ao bairro estão sendo fechados complicando ainda mais o transito, que só não é pior porque nossa cidade e pequena caso contrario seria impossivel eles fazer todas as merdas que estão fazendo, e se o fluxo urbano não pode passar sobre a rodovia porque é que não fecham tambem o trevo do malon, o do faxinal em frente a volvo enfin são tantos os acessos e não fazem nada. bom mais tambem quero que se explodam esses pobres incompetentes!

      • ZE POVINHO

        isso mesmo everton..

  11. everton

    Faz assim fecha o viaduto e isola o jardim américa de tudo, afinal 80% dos acessos ja foram fechados mesmo, prf e auto-pista ambos de brincadeira com o povo mafrense!

  12. Tolerância Zero!

    Devo lembrá-los de que foi o pai do atual prefeito que inventou aquela trincheira…

    Ademais, quero reclamar do redator deste jornal: túnel não tem nada a ver com o que é aquela trincheira.
    túnel é uma escavação feita em um morro para possibilitar a passagem, não uma escavação feita em um aterro…

    em outras reportagens, o editor abusa do termo “concluso” como sendo concluído… concluso é relativo a linguagem jurídica, que indica que um processo está com o juiz para despacho…

    outra coisa… “nosocômio”… porque não falar hospital que é uma palavra que todos conhecem???

    Discurso muito enfeitado com palavras difíceis, normalmente são vazios com relação a relevância do conteúdo

  13. Gaudério

    Aproveitem e fechem também o do 111, o da Maxicar e o do Faxinal. Ou só o da Dirmave mistura trânsito urbano e rodoviário?
    Um sujeito desempregado, recebendo Bolsa Família, em frente a um hospital tomando pinga num buteco, esperando o nascimento do sétimo filho, tem mais planejamento do que alguns cidadãos Mafrenses. Lamentável…

  14. idiguinado

    foto de confiança lembra? da-le 13

  15. Mafrense

    Não tem como concordar. Quanto mais tentam melhorar a vida da população mais atrapalham. Agora com o fechamento do trevo prometem projeto de melhoria para as ruas que são usadas como desvio, mas e quando vão colocar em prática esse tal projeto? Acho que não existe uma rua na cidade que não esteja esburacada. Tem algumas realmente em estado critico, com total esquecimento. São tantos os cruzamentos entre o transito urbano e o rodoviário ao longo da BR 116 e por que fechar apenas esse? Faz pensar que isso é apenas uma desculpa para obrigar os motoristas a desviarem pela “trincheira” que construíram sem grande necessidade. Ao invés de fechar o trevo não seria uma saída colocar redutores de velocidade como é feito em outros locais? Como pedestre e motorista que transita diariamente por ali, posso dizer que tem sido um transtorno esse desvio.

  16. Marcelo Gotardo

    No texto se diz que o trevo deve ficar fechado até o fim das obras da ponte, e no título sugere que não vai ser reaberto nunca.
    Isso causa confusão para o leitor.

  17. Observador

    Concordo em fechar o trevo da dirmave que é de responsabilidade da auto pista, mas a prefeitura não tem a obrigação de aceitar o fluxo de veículos oriundos da BR IMPOSTO pela auto pista, ou seja, eles podem fechar desde que efetuem um desvio de veiculos por trajetos de sua propria concessão, agora aceitar TODAS as exigências IMPOSTAS pela auto pista é ridiculo.

    Por isso que as cidadezinhas de riomafra continuam a mesma coisa a anos, e anos…..

    Administradores os mesmos, politicos os mesmos, e a amizade nas prefeituras continuam……

  18. Weslei

    Concordo também com os argumento da Auto-Pista e da PRF, os problemas que existem no acesso para o Bairro Jardim América é de total responsabilidade da prefeitura. O estado em que se encontra as ruas daquela região como a 7 de setembro e a avenida Coronel José Severiano Maia é de responsabilidade da prefeitura e não da Auto-Pista.
    Se o transito está como está, se não tem segurança para os moradores daquela região é porque a prefeitura não fez nada para resolver, quando Marcos Fischer mostrou algumas fotos onde um cadeirante teve que se locomover na pista de rodagem e fez crítica as calçadas daquela rua sabemos que a calçada é de responsabilidade do morador e cabe a prefeitura fiscalizar as condições da calçada, outra foto que me chamou tenção foi os funcionários da Auto-Pista fazendo o trabalho que era pra ser de responsabilidade da prefeitura que seria a manutenção e pintura das faixas de sinalização.
    O engenheiro Marcos Dutra – da Autopista Planalto Sul foi muito feliz em dizer que a passagem “trincheira” era um “Elefante Branco”, que não era usado como deveria ser, confesso que nunca tinha passado por baixo daquela passagem e só depois do fechamento é que tive que passa por ali, se a passagem foi construída é para ser usada.
    Outro ponto que me chamou atenção foi em relação as obras e investimentos que a Auto-Pista vem fazendo em Mafra, na minha opinião houve mais benefícios do que malefícios e quando foi dito que estão sendo feitos investimentos a longo prazo de 10, 15 à 20 anos é verdade, porém o longo prazo para político é 4 anos, ou seja o longo prazo para um político é pensar na próxima eleição, então é por isso que muitos vereadores saíram insatisfeitos com o resultado da reunião, poruqe se eles tivessem conseguido a abertura do trevo seria um ponto positivo para eles, não pela segurança ou benefício para a população mas sim para acumular votos para a próxima eleição.
    E não adianta o vereador Werka querer defender o atual prefeito dizendo que ele herdou uma prefeitura “falida” e que o principal culpado foi o Paulinho Dutra, pois todos sabemos que a prefeitura vem sofrendo com dívidas desde os tempo do Carlinhos ou até mesmo de antes, então vereador Werka porque você não cobra também dos outros prefeitos que passaram pela nossa prefeitura neste passado recente? O atual prefeito tem culpa sim no que está acontecendo, ele tinha conhecimento das condições da prefeitura e mesmo assim quis por vontade própria (ou não) se eleger, fez promessas a população que votou nele e que devem ser cumprias.
    Então as cobranças devem acontecer, mas na minha opinião não devem ser em cima da Auto Pista ou da PRF mas sim da prefeitura do atual prefeito e secretários.

    • Any

      De acordo!! Disso tudo.

  19. mafra

    arrumar a rua sete de setembro como se ele nao consegue fechar nem os buracos em volta da prefeitura

    • BICÃO

      Se fosse só em volta da prefeitura na cidade inteira , Mafra ainda vai ser engolida por esses malditos buracos do Eto . E essas obras da ponte não vão terminar nunca!!!!!!!!!!!

  20. Grilo Verde

    o desfecho da reunião não foi como muitos queriam, mas temos que concordar que os argumentos da PRF e dos representantes da Auto-Pista são muito bons. Confesso que, apesar de no início ser contra o fechamento, há mais razões para mantê-lo fechado do que reabri-lo.

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