Abaixo assinado pede fim da poluição sonora em Mafra e Rio Negro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 16/01/2013 - 12h14

Foto ilustrativa

A população tem reclamado constantemente que em frente à Igreja Matriz de Rio Negro, acontecem muitos abusos em relação ao som alto. Alguns carros equipados com aparelhos de som passam diversas vezes com um volume estridente durante o horário das missas, atrapalhando assim a concentração dos fiéis. Em relação a esse fato e a diversos outros, que acabam atrapalhando o sossego, trabalho e descanso dos cidadãos, foi criado um abaixo assinado que está em circulação na internet, para com isso exigir o cumprimento das leis, pedindo o fim da poluição sonora nas cidades de Mafra e Rio Negro. Este abaixo assinado será encaminhado com as devidas assinaturas para às câmaras municipais de Mafra e Rio Negro para que assim sejam tomadas as providências em relação a essa questão, exigindo desta forma o cumprimento da lei que está em vigor, mas que por muitas vezes não é respeitada.

O endereço do abaixo assinado é http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/10476

O decreto lei 3688/41, artigo 42 prevê que, perturbar alguém, o trabalho ou sossego alheio, abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, tem pena de prisão de 15 dias a três meses ou multa. Já o Código de Trânsito Brasileiro prevê que o condutor que estiver com o volume acima do permitido, tem cinco pontos registrados em sua CNH, leva uma multa de R$127,69 e tem o seu veículo apreendido pelas autoridades.

- Publicidade -
76 comentários publicados
  1. Lindinha

    Tem que fazer abaixo assinado e mandar pra polícia, não pra câmara…

    Os policiais fingem que não sabem, morrem de preguiça de trabalhar, nunca vi

    Bastaria colocar uma viatura nos horários mais problemáticos (que todo mundo sabe quais são), coloque uma viatura parada lá no calçadão durante a noite que boa parte da algazarra acaba.

    E tem que fazer cumprir a lei, punir mesmo esses baderneiros conforme a lei exige que seja, hoje quando alguém reclama do barulho, da bagunça, os policiais vão falar com os marmanjos quase pedindo desculpas por atrapalhar a baderna, como se estivessem incomodando os coitados que só querem escutar som alto, beber, quebrar garrafa no meio da rua e os vidros das loja… Eu já vi isso várias vezes, a abordagem policial que fazem é péssima e permissiva.

  2. qcl

    Já que o assunto é poluição sonora, incluir no abaixo assinado as motos possantes que andam fazendo pega na rua SãoJoão Maria, diariamente, principalmente á noite. Mesmo individualmente, tem dois malucos que passam a uns 200 km/h nessa mesma rua. São residentes na vila ferroviária e além da velocidade, o barulho produzido p escapamento acorda todos da vila. Cade a policia para prender, aprender moto e carteira desses 2 ou 3 malucos? Isso jah deveria ter acontecido, mas como desespero, mais como alerta, coloca no abx ass.

  3. Zulmar Francisco Medeiros

    È lamentavel, que a juventude destas cidades Rio Negro/ Mafra achão que som alto é evolução cultural, é sim regredir, eu sou representante comercial , as x pernoito em Mafra e vejo a que tudo que acontese, esta em todo lugares, não é previlégio de cidades grandes.

    Ambos , jovens que poderia ter seus tempos para melhor ser aproveitado, Juizo moçadas, som alto, Alcool, e ¨outros ¨ Faz mal a saude, respeite seus conterraneos destas maravilhas de cidades do nossa SC.

    VCs. sabem que gentileza gera gentileza.

    abraço a estes povos acolhedores.

    Zulmar , de santo Amaro da Imperatriz, SC

  4. Carlos

    Eu também concordo que o som alto no centro da cidade pode atrapalhar todos, mas eu acho que não vamos acabar com o som alto porque a fiscalização pode acontecer em alguns momentos mas não se pode fiscalizar 24 horas todos os dias.
    Acho que as autoridades dos municípios junto com a população, deveriam achar um local mais retirado dos centros para se ouvir musica alta, como já existe em outras cidades onde todos podem ouvir seu som do jeito que quizer.

  5. Juca

    Não é só carro gente. Fogo mesmo é aguentar um doido que vive na vila argentina e aponta suas possantes cornetas para o lado da vila ferroviária. Dá para escutar lá na praça Lauro Muller. E se fosse música, só funck da pior espécie.
    Quando toma uns goles então, fica impossível. E depois das 22 horas….

  6. marcos

    Até que enfim riomafra ta acordando pra essa poluição sonora – Riomafra ja estava parecendo uma Babilônia terra de ninguém e também tem o problema que mesmo chamando a policia ainda tem que ir junto la senão os policiais não fazem nada – aprovo essa ideia e tomara que isso saia do papel – políticos recém eleitos façam por merecer o voto dos riomafrenses.

  7. André Domingos

    e quanto aos coitados que andam de carro velho e/ou semi-velho financiado com som altíssimo: Tenho pena. As perspectivas de vida para eles não são muito boas.

  8. anonimo

    tem gente que quer comprar blumenau com rio negro ….. sem noção pior ainda é comparar buzina e barulho de carro com som…..

    tem uns sem noção que tem carro financiado até o talo e coloca som de competição para escutar na frente da igreja…. o que falta é a fiscalização da PM aproveitar que a multa subiu e fazer bafometro nos idiota que ficam ali;;;;;;;;; garanto que uma multa e eles tem que vender o som ou entregar o carro pro banco…..

    simples de se resolver …… não precisa nem de baixo assinado pois a lei ja existe o que falta é policia na cidade….

    • Paulo César

      Esse é o problema, a policia não quer “se incomodar”. Mas é o trabalho deles. O negócio é ficar ligando direto pro 190, se eles não tomarem providencias vamos reclamar as ouvidorias das PMs em Curitiba e Florianópolis. Pra isso existem as ouvidorias e corregedorias de policia, pra fazer os policiais trabalharem direito.

  9. amarildo

    Isto é querer se aparecer,dizer que tem o som mais potente.mais na relidade nao passam de uns idiotas e rediculos,sao uns manes.o som vale mais que os carros.

  10. Pretinho Básico

    Oi Docinho, gostei da tua idéia. Parabéns. É isso mesmo. abração do Pretinho Basico.

  11. Pretinho Básico

    Alô Maykeo. Vc só pode ser japonês mesmo que enxerga as coisas atravessadas. Se em Blumenau, terra dos chucrutes as coisas são assim, fique por lá, porque aqui em Rio Negro e Mafra os “home” tão tentando erguer a moral das duas cidades que tão mais baixas do que c… de sapo. Dizer que som alto não incomoda, só prá vc. Tenha um pouco e consciencia, onde já se viu os babacas de riomafra andarem com som alto? Tem uns ´tários que têm um som, que vale mais do que o carro e ainda se acham. Tem um babaca de marca maior ainda, que: pasmem, senhores, coloca um som que é só aqueles funk, rock pauleira e fica dentro do carro de “FONE DE OUVIDO” É isso mesmo, de fone no ouvido. Quer dizer pimenta no c… dos outros e refresco. Não precisa fazer nada, senhores. Basta que a policia militar que passa de vez em quando pelos carros com som ligado a todo vapor e não tão nem aí. Basta multar de acordo com a lei e pronto. Infelizmente neste país só se aprende quando a coisa mexe no bolso. E viva nóis.

  12. O crica

    o ministério da educação adverte:
    escutar som alto destrói nossa língua portuguesa.

  13. Mendes

    Foi o motivo de eu ter ido embora dessa cidade de vocês:
    um comércio onde só o que vinga é a venda de vodca, cachaça e som para carro velho!

    • Paulo César

      he he he.. vc tá certo.

  14. Docinho

    Tenho algumas ideias pra quem não sabe o que fazer à noite e por isso sai com som alto pelas ruas

    1 – vão estudar português, 3 noites por semana vai fazer uma diferença pra vcs (acho que só uma hora já faria diferença, mas 3 noites por semana vai ser uma revolução cultural em Mafra)

    2 – se tranquem em um quarto escuro e fiquem pensando, refletindo… quem sabe vcs não evoluem? Seria um bem imenso pra vcs e para toda a sociedade.

    3 – entrem no carro, liguem o som, e em vez de ficar dando volta na quadra continuem reto, mas continuem, fiquem o final de semana inteiro dirigindo pra frente, e por favor, não volte.

    • Sid

      Concordo plenamente com vc Docinho…

  15. MAYKEO

    Eu respeito a opinião de todos e sei que tem alguns indivíduos que devem ser mesmo notificados pelo abuso de som no centro de Rio Negro, mas é hipocresia de alguns achando que um abaixo assinado vai resolver o problema, e Sr. Paulo Matsiu, só para deixa-lo ciente eu sou de Rio Negro e tenho comércio ai no centro, mas moro na 3° maior cidade de santa Catarina a mais de 7 anos ( Blumenau ) e concordo com você, que aqui isso não tem, pois falta um lugar único para as pessoas se encontrarem, para que possam ficar dando voltas de carro, mas pode ter certeza que uns barulhos de tumulto como ocorre somente nas sextas a noite e domingos, não iriam incomodar tanto, como aqui o dia inteiro barulhos como no centro de Blumenau, de automóveis, caminhões, onibus, motos e buzinas, eu sei bem como é pois moro no centro aqui, e ai em Rio Negro nem se compara, por isso digo se querem sossego, é só ir morar no interior, meu tio mora no centro de Rio Negro a mais tempo que todos aqui que fizeram esses comentários, e ele tem mais de 60 anos e não se incomoda com isso.
    Respeito a opinão de cada um, sem que tem idosos, sei que tem crianças pequenas, mas convenhamos, acham mesmo que isso vai mudar?
    Também não acho nada legal aquela barulheira de som ali no centro, estas pessoas que incomodam de mais e que não tem censo do ridículo deveriam mesmo serem multadas, mas aqueles que vão ali na praça para conversar e escutar uma musica tranquila, não vejo problema algum.

    • Paulo César

      Faz tempo que a praça, em determinados dias e horários, se transformou no ponto de encontro de viciados, traficantes e prostituas adolescentes. Nesses dias e horários não tem gente de bem e famílias ali, só tem gente esquisita e muita droga e bebida. E em torno da praça os carros dando 500 voltas com o som no máximo. É muito deprimente. Sorte sua que vc mora em Blumenau.

  16. Antônio Pedro

    Então alguns acham que a baderna é resultado do crescimento da cidade e que toda cidade que cresce é assim ? ERRADO. cidades que crescem desprezam baderneiros como esses que temos aqui.. Riomafra está fazendo exatamente o caminho contrário: Indo pro buraco, buraco sócio-econômico e principalmente cultural. Dá pra perceber isso aqui claramente pela escrita de alguns defensores do barulho.

  17. Arnaldo César

    Melhor impossível! Não há motivo algum para o cidadão passar às 3h da manhã com o som no talo. Qual o motivo disso? E outra, que argumento é esse de que se alguém quer sossego deve ir morar no interior? Tamanha idiotice. Em primeiro lugar deveria have bom senso e pensar que existem pessoas que preferem dormir/descansar a sair para o agito. Além disso, existem leis que coíbem esse tipo de extrapolação de limites, basta saber que após às 10h da noite não são permitidos “agitos” e algazarras.

    O que mais me deixa impressionado é que tem cidadão, em pleno século XXI, com acesso à internet, ao computador que vem me falar que quem quer “brigar” por esse sossego é ignorante.

  18. Caco

    Para vcs quem falaram q os incomodados q se retirem francamente !!!! Eu mudar p/ o interior ?? Santo Deus !!! é de pessoas assim q nossas cidades não precisam…concordo plenamente com o “MAIS UM INDIGNADO” estamos passando por um problema grave socio-economico-cultural ….agora achar q isso tudo é normal devido ao crescimento da cidade ??? Só tenho a lamentar tais comentarios…para vc que tem som alto se coloque no lugar das outras pessoas…pense…reflita….se for uma pessoa com um pingo de inteligência verá q está fazendo a coisa errada.

  19. lei

    De acordo com o Decreto-Lei 3688/41, Lei das Contravenções Penais — LCP:
    Art. 42 – Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:

    I – com gritaria ou algazarra;
    II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
    III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
    IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda:
    Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.

    E se o dono ou usuário do veículo faz uso de som alto pressupõe-se sua consciência de que o ato fere o direito do cidadão ao silêncio, sendo assim comete dolo eventual, portanto a autoridade policial é obrigada a abordar o individuo e pedir que abaixe o som, em caso de recusa ele estará cometendo além da contravenção, agora também, o crime de desobediência, devendo ser encaminhado a delegacia.

  20. mae

    O pessoal que anda com som alto, esquece que existem familias que moram no centro que existe pessoas idosas, bebês que sofrem DOENÇAS por estes “atos”. Diverção é uma coisa. Baderna é outra. Aonde esta este abaixo assinado quero assinar, minha filha de 2 meses já teve problemas de audição por estes Baderneiros. não consegue dormir a noite com o barulho extremamente alto, já liguei para a policia varias vezes mais quando eles chegam o som acalma por cerca de 3 minutos. Só queremos que seja cumprida a lei.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.