
No final de 2010 a ACIM teve três projetos contemplados pelo Empreender Competitivo Nacional, sendo destinada uma verba de aproximadamente 130 mil para investir no desenvolvimento de alguns setores econômicos de Mafra.Um destes projetos foi o “Integração dos Caminhos dos Príncipes e História do Contestado”, que está sendo implantado desde dezembro pelo Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Mafra.
Para atender as premissas deste projeto, várias ações estão sendo realizadas e uma delas foi a parceria entre este núcleo e a Secretaria da Cultura Esporte e Turismo que resultou na realização de uma importante Oficina e exposição de produtos considerados cultura simbológica de Mafra, intitulada Oficina “Resgate Cultural e Gastronômico da Região”; que aconteceu no dia 30 de março. O objetivo foi apresentar às empresas de gastronomia, envolvidas no projeto, quais os produtos produzidos por nossa cultura Mafrense e que atividades nossa cidade realiza para desenvolver o turismo local e regional.
O evento iniciou às 08h finalizando às 17h, e a programação foi composta por várias explanações, sendo estas: a apresentação de Kátia, diretora da Secretaria da Cultura Esporte e Turismo, falando sobre as ações da sua secretaria. O professor Eduardo Nassif, diretor do “Esporte Ação” apresentou o evento por eles realizado, o Biketour, um passeio de bicicletas. Eliane V. L. Estrapasson, vice-presidente do Contur falou sobre o Cenpáleo e a Rota do Turismo. Wilson Kuiava, da Coarpa, apresentou os produtos da região dentre eles conservas, geléias, mel, sucos etc. Ezilda Nunes e Onival Nunes expuseram as atividades do Clube dos Tropeiros, como os passeios de Cavalo, Treinamentos de Montaria e os projetos de implantação da prática de terapia de cavalos. O livro o Legado da Cultura Tropeira também foi explanado pelo seu autor, professor Sandro Moreira. Antonio Augustim da Unitagri apresentou o núcleo Integrado de Agricultores Familiares da Vila Ruthes, onde os agricultores estão produzindo hortaliças para comercialização. Fizeram parte da exposição produtos como uvas, amoras, vinhos, geléias e sucos produzidos por Ernani Kuitschal no Sítio dos Trigêmeos e artesanatos em madeira produzidos por Luiz Scardgan.
O evento resultou em uma integração muito importante para o desenvolvimento do turismo e gastronomia do Município, que apresentam um grande potencial.
Para conhecer um pouco mais sobre essas culturas você pode entrar em contato com Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo ou Associação Empresarial de Mafra.
