Conhecer o trabalho do jornal, desde a captação das matérias jornalísticas até a impressão final foi o objetivo da visita de vinte alunos da 3ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Celso Catalan, que estiveram visitando o jornal Gazeta de Riomafra.
Conforme explanações da professora Carla Wojciechovki, que ministra aulas para a turma de visitantes, desde o início do ano letivo foi instituído o projeto “Sacola da Literatura”, através do qual a cada final de semana um dos alunos leva para casa a referida sacola, contendo livros diversos e uma edição do jornal, visando incentivar a leitura na e em família.
Diariamente em sala de aula – aponta, os estudantes também efetuam entre si a troca de livros de literatura infantil e se iniciou, recentemente, projeto que visa o envio de livros de literatura diversos para incentivar a leitura das mães. “Buscamos incentivar a leitura de todas as formas imagináveis e a criação do espírito crítico em nossos alunos e o jornal é um destes meios”, diz a professora Carla. Segundo ela no quesito jornal os trabalhos junto aos alunos tiveram início através da internet, mas buscando maior eficiência no aprendizado, buscou-se a análise do jornal impresso e, como a mãe de uma das alunas fornece o jornal Gazeta de Riomafra, este vem sendo estudado em sala de aula. “Eles verificam tudo o que tem no jornal, o que são anúncios, matérias ou colunas, tamanho dos mesmos e até mesmo o fato de o título de determinadas matérias chamar mais a atenção para leitura do conteúdo, tendo se mostrado bastante críticos e envoltos nos assuntos da atualidade da comunidade riomafrense”, enfatiza. Os estudos sobre o passado da imprensa escrita e início de utilização da internet foram assuntos já debatidos em sala de aula, conta a professora.
No jornal os alunos iniciaram a visita pelo setor de Redação, ouvindo explicações de como são obtidas informações para a edição de matérias e como as mesmas são redigidas, passando pelo setor de diagramação onde matérias, anúncios e fotos são apostos em páginas distintas; a gravação de chapas e a impressão do jornal em si, sendo informados, também, que a Gazeta de Riomafra é o único jornal de Mafra e Rio Negro que possui impressão própria, demandando mais empregos e a injeção de impostos no próprio município.
Os alunos se demonstraram bastante curiosos e até mesmo encantados com os trabalhos desenvolvidos por toda a equipe e, levando materiais para o desenvolvimento de novas pesquisas e trabalhos em sala de aula. Um dos trabalhos – adiantou a professora, consistirá em cada aluno desenvolver uma matéria jornalística sobre a visita da classe no jornal, para confrontação com a editada pelo jornalista do mesmo.
A recepção dos alunos foi feita pelos sócios-proprietários Renato Murilo (diretor) e Paulo Souza (gerente de produção).


