
Consagradas viveram um ritual de acolhimento ao chegarem na nova morada em Mafra
Quatro leigas consagradas, Suenia Lopes Cruz, Adelina de Sousa Passos, Cibele Alves de Morais e Wanessa Carla da Silva Lira, da Comunidade de Vida Doce Mãe de Deus, com sede em João Pessoa/PB, foram acolhidas no Aeroporto de Curitiba, por lideranças do Santuário Nossa Senhora Aparecida, na tarde do dia de 3 de fevereiro, as moças foram acolhidas com muita alegria e emoção em Mafra aonde irão abrir uma Casa de Missão. A missa de acolhida ocorre no dia 9 de fevereiro, presidida pelo bispo diocesano de Joinvile dom Irineu Roque Scherer, às 10h, na comunidade Santo Antônio, no bairro Jardim América.
Um valioso terreno e a casa aonde as consagradas vão morar, no bairro Jardim América, foi doada por Anna Schreiner Baruffi, sendo que a casa passou por ampla reforma para acolher as missionárias com a ajuda do povo de nossa região. As missionárias vão estar a serviço de toda a Igreja de Riomafra.
A Comunidade Doce Mãe de Deus vai celebrar no dia 29 de agosto deste ano o Jubileu de Prata de sua fundação. Estão presente no Brasil nos estados da Paraíba, Maceió, Ceará, Bahia, Tocantins, Pará, e agora em Mafra-SC. O carisma da comunidade já ultrapassou as fronteiras e chegou na Europa, atuam na França com duas casa de missão. Além dos diversos projetos de evangelização com crianças, jovens e adultos comunidade atua com obras sociais de promoção da dignidade humana. O Instituto de Educação Doce Mãe de Deus oferece as crianças terem uma educação evangelizadora de qualidade. Também desenvolve projetos sociais, como o Projeto Mãe da Ternura que proporciona lazer, cultura e esporte para crianças carentes e o Projeto Mãos Estendidas, que assiste famílias sem condições de moradia digna. Conheça um pouco da história e missão da Comunidade Doce Mãe de Deus.
Natureza
A Comunidade Doce Mãe de Deus é uma Associação Privada de Fiéis, que congrega leigos, consagrados e clérigos, de direito diocesano, com personalidade jurídica de acordo com os cânones 298-311 e 321-329, constituída segundo as normas da Igreja Católica e de seus Estatutos, reconhecidos no dia 15 de abril de 2001, pela Arquidiocese da Paraíba. Possui Estatuto Civil e é reconhecida como Instituição Civil de Direitos Privados, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública.
História
Foi fundada por Inaldo Alexandre da Silva, leigo casado e pai de três filhas. Em 1982, aos vinte e dois anos, ele teve uma experiência do amor de Deus, em um grupo de oração da Renovação Carismática Católica (RCC), na Igreja Divino Espírito Santo em João Pessoa-PB. Logo após, viveu o transbordamento dessa experiência anunciando e comunicando seu encontro pessoal com o Senhor. Esta ação do Espírito Santo restaurou sua dignidade de pessoa humana e de filho de Deus, fazendo-o instrumento pelo qual surgiria um novo Carisma na Igreja.
A inserção de Inaldo Alexandre na vida eclesial, o fez assumir rapidamente a liderança daquele grupo de oração. Os membros evangelizavam por meio de encontros de oração, vida fraterna, festivais de música religiosa, encontros de jovens, visita às famílias, entre outras atividades. A fidelidade no seu pastoreio triplicou a quantidade de participantes entre jovens e adultos.
A partir de 1986, lendo o texto de At 2, 42-47, Inaldo, sentiu-se movido ao ideal comunitário, semelhante à vida dos primeiros cristãos. Este anseio intensificou-se através da leitura da vida de São Francisco, num desejo de testemunhar a radicalidade evangélica nos tempos atuais. Assim, em 29 de agosto de 1989, sentiu o convite do Senhor a dar seu “sim” em um novo estilo de vida, fundando a Comunidade Doce Mãe de Deus. Juntamente com ele iniciaram uma vida em comum a Cofundadora Marliane de Andrade Cavalcante, Iara de Carvalho Alexandre, sua esposa, e Roselir Gonzaga Brito, seis dias depois.
Identidade
O Carisma da Comunidade Doce Mãe de Deus se fundamenta no evangelho de João 19, 25-35, o episódio da Cruz, resposta maior do amor, na qual Cristo doa a vida pelos seus. Aos pés da Cruz está Maria, a Mulher fiel, e o Discípulo Amado, “aquele que viu e dá testemunho” (Jo 19,35). À luz deste Evangelho, a Comunidade é chamada a “Ser Testemunha do Mistério da Salvação de Cristo pelo amor da Cruz”. O que implica o anúncio do Mistério salvífico de Cristo, sobretudo, através do testemunho de vida.
A Espiritualidade se constitui, entretanto, a partir de três grandes colunas: a Cruz, extremo do amor que nos anima, sustenta e fortalece; a Eucaristia, Memorial do Mistério Pascal de Cristo, e Maria, que nos ensina a estar em posição de total aceitação, vivência e perseverança ao plano de Deus. Na Comunidade cultiva-se a oração pessoal e comunitária; a prática da Lectio Divina; a Oração das Horas; a Vida Sacramental e a devoção mariana, vias de crescimento na vida interior. Uma das fortes marcas da sua espiritualidade é a adoração ao Santíssimo Sacramento, sinal de amor e gratidão Àquele que nos ama e nos chamou para sermos suas testemunhas.
A Missão Doce Mãe de Deus consiste na evangelização de todos os povos, levando-os à experiência pessoal da Salvação de Jesus. A Comunidade é chamada na Igreja a partir em missão a outras terras ou localidades aonde o Evangelho precisa ser anunciado.
Formas de Vida
A Comunidade Doce Mãe de Deus vive seu Carisma, Espiritualidade e Missão em duas formas de vida: a Comunidade de Vida e a Comunidade de Aliança. As duas formas de vida, expressam, nas suas diferenças, o único Carisma e se completam na vivência do mesmo.
A Comunidade de Vida é chamada a viver em comum e a doar-se integralmente para o serviço do Reino de Deus, através do Carisma. Chamado à partilha dos bens e da vida, mostra ao mundo a beleza e a felicidade de irmãos que deixam tudo para seguir a Cristo.
Na Comunidade de Aliança, os membros desempenham diversas atividades no meio familiar, profissional, acadêmico e no cotidiano de suas vidas anunciam o Carisma e santificam o meio onde estão inseridos.
Estados de Vida
Somos chamados a viver o mesmo Carisma em vocações específicas, expressas nos três estados de vida: Celibato, Vida Matrimonial e Ministério Ordenado. Cada um dos membros na sua especificidade partilha a vida em comum e a missão.

Casa doada por Anna Schreiner Baruffi, foi reformada com o apoio do povo de Riomafra

Lideranças do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Mafra, fazem recepção das consagradas no aeroporto de Curituiba

Missionárias demosntam muita alegria ao chegarem em Mafra
