Fiéis da paróquia Bom Jesus da Coluna estão desde cedo no centro de Rio Negro confeccionando o grande tapete para a celebração de Corpus Christi.

Foto: Ever Lisboa (Click Riomafra)
Os tapetes são um diferencial a mais nesse feriado, que já virou tradição e que enfeita as cidades brasileiras. Na paróquia Bom Jesus da Coluna os tapetes são desenvolvidos com flores, serragem e materiais recicláveis, contando com a dedicação de cerca de 200 pessoas. A procissão acontecerá logo após a missa, que terá início às 10h.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A data é sempre comemorada em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele ordenou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam, respectivamente, em seu corpo e sangue.
Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos – que até hoje são usados durante a celebração.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
Fotos






Fotos: Ever Lisboa (Click Riomafra)
