Conferência de Saúde do Trabalhador aponta falhas no atendimento ao servidor

Publicado por Gazeta de Riomafra - 03/06/2014 - 13h10

Nos últimos dias 21 e 22 de maio, ocorreu a 2ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento aconteceu no auditório da Universidade do Contestado, em Mafra.

O evento é uma parceria entre governo estadual, por meio da Gerência de Saúde (GERSA) das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Mafra e Canoinhas (25ª SDR e 26ª SDR), e a Secretaria Municipal de Saúde de Mafra.

O público presente foi de aproximadamente 300 participantes ligados à área da saúde dos 13 municípios das Regionais de Mafra e Canoinhas. Além de funcionários da saúde de vários municípios, participaram da conferência, dirigentes sindicais e usuários do sistema de saúde brasileiro.

A conferência teve como tema central “Saúde do trabalhador, direito de todos e dever do estado”. Durante os dois dias de evento ocorreram palestras e debates envolvendo os temas: O desenvolvimento econômico e seus reflexos na saúde do trabalhador (a); Fortalecendo a participação dos trabalhos nas ações de saúde do trabalhador (a); A efetivação da política nacional de saúde do trabalhador (a); Financiamento da política nacional de saúde do trabalhador (a).

Dentre os principais problemas elencados durante a conferência um deles chamou a atenção dos conferencistas. A falta de um Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) na região do planalto norte catarinense contribui na negligencia ao pleno atendimento a saúde do trabalhador e da trabalhadora.

A conferência aprovou por unanimidade de votos a proposta de o governo instalar um Cerest para atender a demanda do planalto norte, além de criar ou aumentar o repasse de recursos financeiros para as ações preventivas que são necessárias para a manutenção da saúde ocupacional dos trabalhadores.

Outro tema-problema debatido durante a conferência diz respeito à intimidação das Vigilâncias Sanitárias, quando tentam realizar ações em saúde do trabalhador. De acordo com alguns debates, as vigilâncias são compelidas por ordens políticas, ficando assim impossibilitadas de realizar um trabalho preventivo e até punitivo em relação ao descumprimento das leis trabalhistas ou normas regulamentadoras por parte dos empregadores.

Ao final dos trabalhos foi dado encaminhamento da situação e dos problemas, propostas e sugestões além da escolha dos delegados para a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora que será realizada nos dias 26 e 27 de junho, sendo preparatória para a Conferência Nacional que acontece de 10 a 14 de novembro de 2014 a Conferência Estadual e Nacional de Saúde do Trabalhador.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.