Constantes quedas de energia elétrica desagradam e preocupam consumidores de Riomafra

Publicado por Click Riomafra - 30/12/2013 - 00h59

Pelas redes sociais, vários internautas reclamaram, principalmente na noite deste domingo, dos “apagões”. Foram pelo menos três vezes em que a energia acabou ou oscilou (piscou). Em Mafra, de acordo com informações de consumidores, foram registradas quedas de energia nas regiões: Bairro Buenos Aires, Vila Argentina, Jardim América, Vila Ivete e centro. Já em Rio Negro, moradores relataram a falta de energia nos seguintes locais: Campo do Gado, Vila Paraná e centro.

HOSPITAIS

Regiões dos hospitais, tanto de Mafra quanto de Rio Negro também ficaram sem energia. De acordo com informações extraoficiais, um aparelho gerador de energia do hospital de Mafra não funcionou durante o blecaute.

Por telefone, na manhã de segunda-feira, conversamos com Juliano, responsável pela enfermagem, que confirmou haver algum problema técnico, fazendo com o que o gerador não fosse acionado. Porém, o mesmo não quis dar nenhuma outra informação por telefone, dizendo não saber com quem estava falando, apesar da identificação, pedindo que a reportagem fosse até o local.

DIFICULDADE NO ATENDIMENTO 0800

Uma grande reclamação por parte dos consumidores riomafrenses que tentaram entrar em contatar com a Celesc, foi a dificuldade no atendimento. O telefone local (3641-5000) não estava recebendo ligações. Já pelo número emergencial, que consta na fatura (0800-480-196), diversos clientes foram atendidos por uma gravação dizendo que todas as linhas estavam ocupadas e quem pedia para ligar mais tarde.

Nossa reportagem comprovou tal dificuldade, depois de três tentativas, e uma demora de pelo menos 20 minutos onde outra gravação institucional da empresa pedia para aguardar, foi possível o contato. De acordo com a atendente, às 20h45min, constava no sistema a interrupção do abastecimento de energia, porém não constava o motivo.

O QUE FAZER?

Muitos consumidores desconhecem seus direitos, então acabam comprando outro equipamento quando há perdas causadas por problemas na rede elétrica, mas de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em casos de danos em aparelhos eletrônicos causados pelos cortes de energia elétrica, o consumidor deve fazer um requerimento à Celesc no prazo de 90 dias para obter um ressarcimento (isso é válido para todas as distribuidoras de energia elétrica no país). Este requerimento deve ser feito por telefone. Lembrando que é sempre importante solicitar o número de protocolo do atendimento.

A Celesc terá o período de 10 dias, contados a partir do dia da solicitação do ressarcimento, para fazer uma vistoria no aparelho elétrico. No caso de refrigerador e freezer, o prazo é de um dia útil para a vistoria do equipamento danificado. Vale lembrar que os consumidores não devem tentar consertar o aparelho. Em 20 dias a Celesc deve informar o que irá fazer: consertar o produto ou fazer uma restituição em dinheiro.

Quando houver prejuízos financeiros, como é o caso de muitos fumicultores, que acabam tendo a qualidade do fumo comprometida com as quedas de energia, o consumidor também pode solicitar um ressarcimento. Para isso deve fazer um recurso administrativo (requerimento) solicitando indenização diretamente na Celesc, comparecendo no atendimento comercial.

Com relação ao desconto na fatura, segundo o PROCON, quando o fornecimento de energia elétrica for interrompido por um período superior a 30 minutos, o consumidor pode pedir desconto de um dia na próxima fatura de pagamento. Isso também é válido em casos de cortes de energias causados por temporais, quedas de árvores, roubo de cabos ou qualquer outra causa. Para obter o desconto na próxima fatura, o consumidor deve entrar em contato com a Celesc solicitando o abatimento.

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2 comentários publicados
  1. Reclamente 2

    Na semana de 29-12 a 04 -01, foram incontáveis os cortes de energia na localidade de Butiá dos Tabordas,
    pode ser um lugar insignificante mas é um grande polo industrial de nosso municipio, para quem não sabe.
    90% dos moradores são produtores de fumo que além do esforço físico perdem o sono por incompetencia da CELESC. E o mais injusto que nem reclamar mais adianta. A CELESC só está disponível e interessada no consumidor na hora de arrecadar a fatura mensal, para a instalação de um padrão recidencial,etc… Tudo na CELESC tem preço, e um bom preço e todo mundo paga. Quem paga, no mínimo tem que receber um serviço de qualidade.

  2. reclamante

    Não da nem pra i toma uma pinga no escuro

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