
Na tarde do último dia 10, ocorreu a reunião da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec). Em pauta: relato das ações de 2014, as metas para 2015 e formação do conselho. O papel a instituição, órgão decisório, composta por titulares e suplentes foi explanado sendo definido que será formado pelo chefe do executivo, representação das Secretarias Municipais de Administração, Criança e Ação Social, Educação, Governo e Cidadania (Defesa Civil) e Saúde, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Mafra), Associação Empresarial (ACIM), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, 5º RCC, Amplanorte e Fundação João XXIII.
Entre as ações previstas para Mafra nesse ano estão a atualização do plano de contingência, formação dos conselheiros, criação dos núcleos de Defesa Civil no interior através da implantação do projeto “amigo da defesa civil” que atuará nas comunidades com a responsabilidade de contatar o órgão em caso de necessidade. Existe também a possibilidade de ocorrer uma parceria entre o Governo e Cidadania com a Secretaria de Saúde para a criação de um elo de contato, ainda maior, com o interior, com orientação através da agente comunitária.
Conselho
Em pauta, ainda, as informações constantes na normativa 01/2012 que estabelece procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Bem como, ressaltou-se a importância da efetivação do fundo municipal de Defesa Civil. Foram apresentadas, também, as atividades previstas e em andamento como a substituição de pontes de madeira por concreto através de parceria com o Governo do Estado. Utilização de meios para coibir a construções abaixo da cota 779 (que descreve as áreas sujeitas a enchentes) e priorização de moradia nos condomínios habitacionais para famílias atingidas pelas cheias, entre outras.
