“É mais fácil comandar um Pelotão como o de Mafra, com profissionais que atuam com afinco e dedicação, demonstrando eficiência e eficácia”. Com essa afirmativa o subtenente Luiz Carlos Rodrigues de Siqueira salienta a importância do Pelotão dos Bombeiros em Mafra, que comemorou nessa semana seus 38 anos de atuação em Mafra.
A Estação do Corpo de Bombeiros de Mafra, então na rua Getúlio Vargas, ao lado do prédio da Prefeitura, foi inaugurada em 12 de março de 1975, com a presença do então prefeito José Schultz Filho e o comandante do Corpo de Bombeiros no Estado, tenente coronel Alvair Nunes, além de autoridades locais e centenas de munícipes, sendo o primeiro comandante o 1º tenente Ulisses Kuntze.
As atividades foram iniciadas com um efetivo de 25 homens (16 em regime de plantão), contando com apenas um caminhão Auto Bomba Tanque, equipado para o serviço de extinção de incêndio, com capacidade de 03 mil litros de água e que também efetuava outros atendimentos de emergência.
“Agradecemos à comunidade de Mafra e região, que nos acolheu nesses 38 anos de serviços prestados, a todos os Bombeiros Militares e comunitários que atuaram no 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Mafra; bem como aos que atualmente estão diuturnamente trabalhando para bem servir as populações dos municípios de Mafra e Itaiópolis e região”, diz o comandante Siqueira, destacando que diariamente os bombeiros de Mafra recebem agradecimentos e/ou elogios por sua atuação.
Primeira emergência foi frustrada e a próxima, trágica
A primeira ocorrência atendida pela Estação de Bombeiros de Mafra aconteceu por volta das 18h15min do dia 19 de abril de 1975. Tratava-se curto circuito na rede elétrica da residência, que após chegarem ao local, foi constatado pelo chefe do socorro que não havia necessidade da intervenção da Guarnição, pois o curto não chegou a provocar um incêndio.
A segunda ocorrência – que acabou se tornando a primeira de vulto, aconteceu justamente o dia 21 de novembro daquele ano no município de Rio Negro, ocasião em que um Carro de Combate Anfíbio, do 5º Regimento de Carros de Combate do Exército Brasileiro, veio a afundar nas águas do rio Negro, durante uma instrução com alunos oficiais do NPOR. A trágica experiência inicial dos bombeiros mafrenses, no entanto, já tinha resultado na morte de toda a tripulação do Anfíbio, restando aos socorristas tão somente o resgate dos corpos.
Bombeiros de Mafra hoje
Sob comando do subtenente Luiz Carlos Rodrigues de Siqueira, o 2º Pelotão de Bombeiros em Mafra conta atualmente com um efetivo de 28 bombeiros profissionais Militares e 12 bombeiros Comunitários – estes que atuam como auxiliares nas atividades operacionais, sendo integrantes da Associação dos Bombeiros Comunitários de Mafra, que tem na presidência Emiliana Lopes e vice-presidente Nelson Roque Dias Paz, que por anos também exerceu o cargo de presidente.
A frota do Corpo de Bombeiros de Mafra, diz o comandante, conta hoje com dois caminhões para as situações de urgência/emergências em combate a incêndios, um ABTR e um AT e 03 veículos leves (ATP) destinados aos serviços de vistoria; 02 veículos – ambulância (ASU) destinados à prestação de serviços de Auto Socorros de Urgência; 01 veiculo utilitário (ATM) destinado para transporte de materiais, além de um caminhão zero quilômetro adquirido com recursos do Fundo Municipal de Melhorias dos Bombeiros – FUMMBOM, que agora espera por recursos para ser equipado e colocado à disposição da comunidade, agilizando ainda mais os atendimentos do Pelotão.
Ao longo dos anos o subtenente Siqueira vem destacando que o Pelotão dos Bombeiros em Mafra tem como filosofia, primeiro a prevenção, pois “não há méritos em apagar um incêndio que poderia ser evitado” e depois a busca pela diminuição do ‘tempo de resposta’, ou seja, o tempo relacionado ao momento da chamada para ocorrência até a chegada ao local onde será desenrolada a operação de combate, resgate ou salvamento, valorizando em muito a então chamada ‘hora de Ouro’, viabilizando com tais recursos uma chegada mais rápida. “Com isso diminuiremos os danos ao patrimônio sinistrado e aumentaremos as chances de sobrevida de pessoas vítimas de acidentes e outros acontecimentos emergenciais, para os quais estamos diuturnamente a postos”.
Finalizando o comandante Siqueira enfatiza a união entre todos os bombeiros Militares e Comunitários que atuam junto ao Pelotão, “que tem garantido pronto e rápido atendimento à comunidade que tanto defendemos em quaisquer situações com as quais nos defrontamos”.
Homenagem
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira, o 2º Pelotão de Bombeiros de Mafra foi agraciado, pelos dez vereadores, com uma “Moção de Aplausos” pela passagem de 38 anos prestando bons e necessários atendimentos de urgência e emergência, “salvaguardando vidas e auxiliando com eficácia em todos os casos aos quais são chamados”.
Também foram homenageados os bombeiros da Reserva – que participaram da equipe já à época de fundação da então “Estação de Bombeiros”, Júlio Pereira e Waldemiro Camargo, que continuam residindo no Município.
Ainda receberam Moção os bombeiros Voluntário Vitor Valério e Militar Haroldo Leite, ambos responsáveis – cada um, pelo salvamento da vida de duas crianças, em atendimento via telefone e na mesma semana, enquanto outros socorristas se deslocavam até as residências em que as mesmas se encontravam, para encaminhamento ao Pronto Atendimento Municipal. “Estes são só alguns dos exemplos da dedicação e ímpeto por salvar vidas, que é uma constante de todos os profissionais que conosco atuam”, garante o subtenente Luiz Carlos R. de Siqueira.

Boa parte da equipe compareceu à homenagem do Legislativo

Bombeiro Comunitário Vitor Valério, ao lado do comandante Siqueira, foi agraciado com Moção de Aplausos

Bombeiro Militar Haroldo Leite também foi homenageado

Parabéns aos nossos Bombeiros de Mafra.Sabemos as dificuldades que vocês enfrentam para executarem seu trabalho,mas o fazem com muito empenho e dedicação.Que Deus continue abençoando e protegendo vocês que colocam suas vidas em risco para salvar de outras.