Equiparação e isonomia salarial são reivindicações dos profissionais da Educação

Publicado por Gazeta de Riomafra - 04/05/2013 - 17h24

Profissionais da Educação Infantil e merendeiras estiveram na Câmara na tarde desta terça-feira dia 30 de abril, para pedir uma intervenção do Legislativo no intuito de conseguir isonomia salarial, e equiparação de funções.

Segundo o que foi relatado através de vasta documentação, os profissionais da Educação hoje fazem parte da Secretaria de Administração, e num primeiro momento pedem a transferência imediata para a Secretaria Municipal da Educação, tendo em vista que as funções exercidas se referem dentro da sala de aula como docentes, com os mesmo deveres, cobranças e responsabilidades exercidas e atribuídas aos servidores ocupantes do cargo de docentes.

Neste mesmo sentido requerem a alteração da nomenclatura do cargo, profissional da Educação Infantil, para professor da Educação Infantil, devido à prática docente em sala de aula, e para que seja garantido a estes, igualdade no tratamento com a classe.

Pediram ainda adequação de Plano de Carreira e Benefícios compatíveis com a atividade de docências exercidas em sala de aula, tais como: regência, férias, recessos, hora atividade, aposentadoria especial, salário base de acordo com a lei vigente que regulamenta o salário dos professores, incentivos ao aprimoramento e formação continuada, como as gratificações pelas conclusões de graduação, pós-graduação, mestrado e até doutorado, com as mesmas bases de cálculo e porcentagens, entre outros.

Segundo eles, a maioria dos profissionais que atuam como profissionais da Educação Infantil apresentam formação em nível superior e alguns ainda não concluíram por falta de recursos e incentivo profissional.

O presidente da Câmara, vereador Vicente Saliba falou sobre o posicionamento do Legislativo, que enquanto legisladores têm o intuito de encontrar solução, baseada na lei, e que dê amparo ao Executivo, para que possa fazer as mudanças necessárias. Salientou que todos os vereadores estarão dispostos a votar o projeto, desde que esteja dentro da legalidade e que possa regularizar a situação destes profissionais.

Outro edil lembrou que são funções iguais, com as mesmas responsabilidades, porém com salários diferentes, e que torna o dia a dia destes profissionais desestimulante e um colega explicou que a justiça garante o direito destes profissionais, mas que eles estão seguindo caminho correto, que é esgotar as vias administrativas. Disse que muitas vezes a Secretaria de Educação vê-se engessada, até por questões legais.

Já outro legislador leu na lei municipal que quem faz parte hoje da Secretaria de Educação é o professor, o técnico pedagógico, o técnico administrativo e especialistas. Explicou que apenas projeto vindo do Executivo é que pode alterar a lei e que o primeiro passo é enquadrá-los na função para depois pedir a equiparação salarial.

Neste sentido foi destacado que possa partir da Câmara um documento sugerindo ao Executivo uma adaptação da lei, para que possa enquadrar estes profissionais e dar isonomia salarial.

Também foi defendida a classe destas merendeiras, zeladoras e educadores, com ênfase e ressaltado que a escolas e os alunos dependem deles, e por isso merecem salários melhores.

Uma das vereadoras – que também foi secretária de Educação, disse que a reunião foi positiva e que existe uma luz no fim do túnel, já que farão este encaminhamento ao Executivo, pois todos os vereadores sabem da importância destes profissionais.

A Câmara de Vereadores se dispôs a encaminhar documentação, requerimento aprovado em Plenário, e também intervir a favor destas classes, bem como a secretária de Educação, que prometeu não medir esforços no que for possível e estiver dentro da lei.

Cabe lembrar que a partir da data de envio ao Executivo, este tem 15 dias corridos para apresentar resposta, ou pedido de prorrogação.

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2 comentários publicados
  1. Francine Rudnik Vanzetta

    Agradeço a todas as profissionais de educação infantil que estiveram presentes no último dia trinta na câmara de vereadores defendendo as nossas reivindicações. Agradeço também a todos que se posicionaram publicamente a favor das profissionais da educação infantil e a todos os outros vereadores presentes a última sessão que se mostraram muito favoráveis as reivindicações apresentadas. Gostaria de salientar que todas as reivindicações feitas e apresentadas vão de encontro com as necessidades das profissionais e de acordo com a Constituição Federal, que prevê isonomia e igualdade de tratamento. Como já foi relatado estamos bastante confiantes pois temos em mãos uma vasta documentação que demonstra o direito das Profissionais de Educação Infantil. Desde então agradecemos.

  2. KÁTIA ALBINO RUTHES

    SOU PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO E EM NOME DE TODA CLASSE GOSTARIA DE AGRADECER A TODOS QUE NOS AJUDARAM PESQUISANDO O ASSUNTO E EMBASARAM TUDO O QUE RELATAMOS SOBRE NOSSA QUESTÃO, APRESENTANDO POSSÍVEIS SOLUÇÕES.COMPREENDEMOS QUE A NOVA GESTÃO TEM ENFRENTADO GRANDES OBSTÁCULOS PARA REESTRUTURAR A PREFEITURA E QUE EM NADA TEM CULPA PELO QUE PASSAMOS PORÉM VEMOS NELES COMO NOVOS GOVERNANTES DE NOSSA CIDADE UMA ESPERANÇA EM SOLUCIONAR NOSSA QUESTÃO, JÁ QUE NOSSA CLASSE ESTÁ TÃO DESVALORIZADA. COLOCAMOS TODA NOSSA SITUAÇÃO A ELES BEM COMO POSSÍVEIS SOLUÇÕES QUE ENCONTRAMOS BASEADOS NAS LEIS VIGENTES E NA CONSTITUIÇÃO E COM O APOIO DA CÂMARA E DA ATUAL SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ESTAMOS BASTANTE CONFIANTES.

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