
Mais de 1,3 mil árvores foram plantadas, envolvendo alunos das Escolas Municipais de Rio Negro
Nesta semana do Dia da Árvore (21), as Escolas Municipais de Rio Negro realizaram o plantio de um total de 1370 mudas de árvores nativas da região dentre as quais: Cereja, Pitanga, Guavirova, Araçá, Erva-mate, Ingá, Ariticum Verde, Tarumã, Aroeira, Imbuia, Timbaúva, Cedro Rosa e Canjerana. Muitas escolas realizaram o plantio em suas dependências com ajuda de alunos, pais e voluntários. Já as escolas que não tinham área para plantio enviaram representantes, um total de 231 alunos, à Área de Preservação Permanente do rio Passa Três (antiga pedreira) para efetuá-lo com a ajuda dos funcionários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
O plantio marcou a finalização da 1ª Fase do Plano Municipal de Mudanças Climáticas de Rio Negro, através da parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA e as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação. Como fruto dessa parceria, as Escolas da Rede Municipal, no início do ano, realizaram o levantamento dos dados de consumo de água, energia, combustível, papel, gás de cozinha e produção de resíduos sólidos para verificar o quanto cada escola emitiu de gás carbônico em 2009.
Já no IV Seminário de Práticas Pedagógicas realizado em maio, as diretoras, professores e membros da Associação de Pais e Mestres foram capacitados através de palestras e oficinas sobre o tema Mudanças Climáticas. E, agora, após a finalização dos cálculos do quanto foi emitido de gás carbônico, cada escola plantou um número específico de mudas para que, assim, seja neutralizada essa quantidade de gás carbônico emitido no ano passado. Assim, as escolas municipais de Rio Negro estarão retirando da atmosfera o gás carbônico que emitiram e farão sua parte para minimizar a intensificação do efeito estufa e, conseqüente aquecimento global.
