Somente nesta semana, o Corpo de Bombeiros de Rio Negro atendeu a cinco ocorrências de incêndio ambiental, em várias partes da cidade, bem como no interior. Os incêndios florestais se desenvolvem quando as condições são favorecidas para o seu advento, tais como a estiagem prolongada e aumento significativo da temperatura média das florestas. Alguns fatores são muito favoráveis para o desenvolvimento de um incêndio, não apenas porque o elemento florestal é o principal fator de alimentação das chamas, mas porque a própria vegetação possui álcool como um dos elementos químicos da composição da grama, da relva, servindo portanto de elemento combustível para as chamas tanto quanto a celulose das árvores.
Os incêndios podem iniciar-se de forma espontânea ou ser consequência de ações ou omissões humanas, mas mesmo nesse último caso, os fatores climatológicos e ambientais são decisivos para incrementá-los, facilitando sua propagação e dificultando seu controle.
Incêndio ambiental é a propagação do fogo, em áreas florestais e de savana (cerrados e caatingas), normalmente ocorre com frequência e intensidade nos períodos de estiagem e está intrinsecamente relacionada com a redução da umidade.
Os fatores que podem ocasionar um incêndio variam desde causas naturais, como raios, ou imprudência e descuido de caçadores, mateiros ou pescadores, através da propagação de pequenas fogueiras, feitas em acampamentos. Ainda pode ocorrer por fagulhas provenientes de locomotivas ou de outras maquinas automotoras, consumidoras de carvão ou lenha. Um fator bastante comum em nossa região é a perda de controle de queimadas, realizadas para “limpeza” de compôs, por agricultores.
A melhor maneira de se evitar grandes tragédias, é dar ênfase ao problema do incêndio florestal logo no seu início, pois os prejuízos e as perdas inclusive humanas, serão muito menores se um grande número de pessoas estiver envolvido no trabalho de contenção do incêndio.
