Foi publicado no Diário Oficial do dia 16, a exoneração do diretor Cidemar Ratochinski. A maternidade é uma Instituição Pública, de referência para o Planalto Norte na média de alta complexidade para gestante e recém-nascidos de risco, principalmente com a chegada do serviço de UTI Neonatal.
Conforme entrevista com o ex-diretor, ele falou que na democracia e mudança de Governo, é normal as indicações e nomeações nos cargos comissionados, por apadrinhamento polÃtico, mas salienta que em alguns casos o Governo deveria analisar também, além da questão polÃtica, a capacidade técnica dos indicados, ainda mais na área da Saúde, que trata da vida das pessoas.
A Maternidade faz parte de um grupo de 15 hospitais que são administrados pelo Governo, com gestão direta da Secretaria de Estado da Saúde, e que atualmente esta se discutindo um novo modelo de gestão para os hospitais com uma forte tendência pelas Organizações Sociais, em função desta discussão a nÃvel de Governo, há necessidade de um gestor com conhecimento em defesa do Governo e da Instituição.
Cidemar relata que a Maternidade funciona bem como Instituição Pública, tem uma credibilidade importante junto à população na assistência da mulher e do bebê. Um corpo funcional comprometido, médicos de várias especialidades, equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeuta, é uma resolutividade inquestionável nos serviços credenciados, além de muitas conquistas nestes quase 40 anos de existência, com o honroso tÃtulo de “Hospital Amigo da Criançaâ€, no incentivo ao aleitamento materno, melhorias importantes na estrutura fÃsica e tecnológica, e sem dúvida a última, e mais importante, os nove leitos da UTI Neonatal, que está próximo de milésimo atendimento, nestes três anos e meio de funcionamento, sendo um dos melhores serviços de Santa Catarina.
Destaca Cidemar que mais uma novidade importante para a população foi o credenciamento pelo Ministério da Saúde no mês de setembro, de mais 5 leitos de UTI Neonatal, totalizando 10 leitos, e que toda a equipe este de parabéns, haja vista a dificuldade de credenciar leitos de UTI junto ao MS.
Mais uma conquista importante foi o incremento do Planejamento Familiar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, aumentando o número de laqueaduras e também a realização de vasectomia para homens a nÃvel ambulatorial, oportunizando as mulheres com dificuldades para métodos no controle da natalidade.
Conforme relato do ex-diretor uma instituição pública que funciona bem como a Maternidade, que não tem fila de espera, não tem demanda reprimida, todos são atendidos nas suas necessidades hospitalares, e não existe razão para mudar seu modelo de gestão, e neste sentido alerta todos os servidores para que lutem para que a Maternidade continue pública, pois esses colaboradores são na verdade a instituição, sem eles de nada adianta.
Atualmente a Maternidade conta com 172 colaboradores, das mais variadas especialidades, uma grande geradora de emprego e renda, com projetos importantes para o futuro, principalmente relacionados à área fÃsica, um dos maiores gargalos, “há a necessidade de se pensar nos próximos 40 anos em investimentos na sua ampliação vertical já que na horizontal não existe mais possibilidade, ocupando todo o terreno, ou a construção de uma nova Maternidade de referência regionalâ€.
Para finalizar, Cidemar deseja sucesso ao novo diretor, em especial agradeceu a todos os colaboradores.
