Em 20 de abril último a Gazeta de Riomafra publicou matéria onde a jovem Fernanda Moraes Ramos, residente no Município de Gaspar, buscava encontrar familiares de sua mãe, que não via os irmãos há 57 anos e, ressalte-se, dos catorze irmãos apenas quatro ainda se encontram vivos, motivo a mais para a procura pelo reencontro.
Com a publicação da Gazeta de Riomafra e apoio irrestrito da mafrense Laurentina Luiz, a família foi encontrada, primeiramente através do irmão de Maria Nair, João Maria Xavier de Moraes, que reside atualmente em Imbuial e trabalha em uma chácara.
Quase um mês depois, no sábado (18), Maria Nair de Moraes Ramos veio a Mafra acompanhada do marido Dorval e das filhas Fernanda, Juliana Cristina e marido Vanderlei Schumann e Débora Regina com o marido Jucinei da Conceição; além dos netos Caroline Ramos da Conceição, Júlia Ramos da Conceição e Lucas Ramos Schumann.
Nossa reportagem e Laurentina Luiz se encontrou com a família na avenida Presidente Nereu Ramos, onde ao indagarmos a Maria Nair sobre o sentimento de estar próxima de encontrar seu irmão que não via desde os três anos de idade do mesmo, verificamos a primeira lágrima de emoção, misturada com alegria. Contido o choro e com a promessa de que não iria chorar mais, a família e nossa equipe seguiu diretamente para a casa de João Maria Xavier de Moraes, no bairro Imbuial.
Numa casa simples, mas aconchegante, enfim o reencontro. Quase sem palavras, um abraço apertado, muita gente de ambos os lados para se conhecer, Maria e João quase sem atitudes, filhas, netos e genros sem ação, esse foi o início, ou melhor, o “reinício” de uma família que há tantos anos não se via, cujos descendentes nem mesmo conheciam o tio ou a tia, muito menos os primos ou outros parentes de ambas as partes.
Passadas a emoção e a comoção a família começou a interagir, a trocar informações, a fazer perguntas e, é claro, a ser entrevistada por nossa reportagem.
Maria Nair contou que João Maria tinha três anos quando a mãe de ambos, Juventina Alves de Moraes faleceu e os catorze irmãos acabaram se espalhando, tendo ela ficado aos cuidados do irmão mais velho e ele com o pai, nunca mais entrando em contato então, até que a reportagem da Gazeta de Riomafra divulgou parte de sua história. Ela relata que dos catorze irmãos apenas quatro estão vivos e não mantém contato com nenhum. “Até 38 anos atrás ainda conversava com minha irmã que morava perto de Lages, mas depois perdi o contato”, relatou. Para Maria Nair o sonho agora vem se realizando, pois está conseguindo localizar os poucos irmãos que restam e vida e seus familiares e, como num quebra cabeças vem “delineando e montando a família novamente”.
A filha Fernanda, responsável maior pela procura aos parentes por parte de mãe afirma que está satisfeita e realizada. “Não só eu queria conhecer os parentes maternos, mas principalmente pensava na felicidade de minha mãe e hoje isso se concretiza”, enfatizou.
O irmão João Maria Xavier de Moraes, hoje com 60 anos e quatro filhos, disse que tinha conhecimento sobre a irmã “Ica” (Maria Nair), mas afirma que nem mesmo se lembrava da fisionomia da mesma. Com alguns problemas de saúde João Maria trabalha em uma chácara com a plantação de morangos de segunda a sexta-feira, normalmente fazendo horas extras aos sábados para complementar o salário mínimo que recebe mensalmente e com o qual garante o sustento da família, extra que deixou de lado no dia 18 para poder conhecer a irmã que mora em Gaspar. “Estou muito feliz em reencontrar minha irmã “Ica” e ainda quero passear na casa dela também”, diz João, contrariado pela mulher Terezinha, que afirma ser o mesmo bastante resistente às saídas de casa. “Ele só sai para o trabalho e volta, não gosta de passear”, aponta.
Para ela conhecer a cunhada e demais parentes do marido foi muito importante, até porque o único contato familiar que o mesmo tem é com a irmã Maria Joana Moraes de Lima, residente em Itaiópolis e com quem raramente conversa.
No dia do reencontro um dos netos de João Maria, João Eduardo Rodrigues, bastante tímido, comemorava seus 10 anos de idade e confirmou que conhecer tia e primos também era um presente para ele.
Uma surpresa a mais
João Maria e a esposa Terezinha, juntamente com os filhos (as) e netos prepararam um almoço para esperar Maria Nair e os demais agora não mais visitantes e sim familiares, oportunidade em que a família começou a se unir ainda mais, quer seja na cozinha ou ao lado da churrasqueira, ou na hora do almoço em si.
O que Maria Nair de Moraes Ramos já não esperava mais quando nossa reportagem deixou a casa de seu irmão, era a presença da irmã Maria Joana Moraes de Lima, de Itaiópolis. Mas ela teve uma surpresa sim, Maria Joana veio para poder revê-la após os 57 anos de separação e mais um momento de emoção se registrou.
Enfim, mais uma família reunida, e a equipe, “a família Gazeta de Riomafra”, sente-se honrada e feliz em poder ter contribuído para este reencontro e nos resta, agora, torcer para que esta família já tão reduzida, possa permanecer unida e cada vez mais feliz. Se nos agradeceram, nós também agradecemos, porque é muito importante podermos sentir que nosso trabalho é recompensado com os sorrisos e brilhos em olhares como verificamos nesse último sábado. Felicidades a todos!


