O Aquífero Guarani tem cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, sendo a segunda maior reserva subterrânea de água doce do mundo, com 71% de sua área em solo brasileiro
Em reunião realizada no dia 25 de abril às 14h na Universidade do Contestado, Campus de Mafra, o representante da Assembleia Legislativa do Estado, Ildevino Furlanetto, reuniu-se com lideranças locais e regionais, a fim de envolver a comunidade do Planalto Norte, no Fórum Permanente para Preservação do Aquífero Guarani, projeto presidido por parlamentar e desenvolvido através da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Na oportunidade, o coordenador do Fórum Permanente, ressaltou da importância do envolvimento da sociedade nesse Projeto, fazendo questão de enfatizar que todas as agremiações partidárias estão representadas e envolvidas neste trabalho de cunho socioambiental e de extrema importância e necessidade para a manutenção de um meio ambiente sustentável.
A reunião contou com a presença de lideranças representativas com objetivo de planejar e organizar a realização do Fórum Regional que deve acontecer em Mafra na semana do meio ambiente, com a realização de palestras de conscientização popular da necessidade de preservar o Aquífero.
O Aquífero Guarani tem cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, sendo a segunda maior reserva subterrânea de água doce do mundo, com 71% de sua área em solo brasileiro (oito estados brasileiros, entre eles, Santa Catarina onde cobre 47% do território).
É um reservatório de proporções gigantescas de água subterrânea, formado por derrames de basalto ocorridos entre 200 a 132 milhões de anos. “Precisamos cuidar do que vemos para evitar poluir o que não vemos” disse o coordenador do Fórum Permanente, referindo-se ao envolvimento de todos na preservação do meio ambiente para proteger também essa importante fonte de água para o Brasil e países vizinhos (Argentina, Uruguai e Paraguai).
Participaram do evento, representantes de sindicatos, cooperativas, Prefeitura e Câmara de Mafra, Secretaria de Desenvolvimento Regional, reitoria da Universidade do Contestado, além de outras lideranças locais e regionais.
Na ocasião os participantes tiveram a oportunidade de assistir vídeos elaborados pela Fundação Nacional da Saúde e por pesquisadores e estudiosos onde apresentaram projetos alternativos e com baixos custos para transformar qualquer tipo de água em água potável e de qualidade.
Nova reunião acontecerá na Universidade do Contestado dia 09/05 às 14h, a qual deverá envolver de forma mais ampla diversos segmentos sociais, unindo forças para que, na realização do Fórum Regional se atinja um patamar satisfatório de adesão e conscientização popular enfocando a necessidade de preservar os mananciais de água e o meio ambiente como um todo.
