
Nos dias 24 e 25 de março reuniram-se na Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) os integrantes de sindicatos empresariais e o grupo G22+1 – grupo dos municípios paranaenses pólos em soluções ambientais – o qual Rio Negro faz parte.
O encontro – organizado pela coordenadoria de resíduos sólidos da SEMA – foi assistido por representantes da ONU e do governo de El Salvador e contou com a presença do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), Jonel Iurk, de prefeitos, vereadores, secretários municipais de meio-ambiente e membros da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA).
O principal objetivo desta reunião foi discutir ações e projetos voltados à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Paraná (PNRS). “O intercâmbio de informações com os grandes geradores e municípios é fundamental para a nossa política que aproveitará as boas experiências, multiplicando-as em todo o Paraná”, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Durante os dois dias de reunião foram debatidas medidas para garantir a implementação de projetos de logística reversa – que prevê o recolhimento e reaproveitamento de resíduos com a participação dos grandes geradores – e também foram destacados alguns exemplos de parcerias eficazes nesta logística, que são a coleta de pneus, embalagem de óleo lubrificantes e embalagens longa vida.
Segundo o secretário, Jonel Iurk e o presidente do Instituto das Águas, Marcio Nunes , o grupo G22+1 – Coordenado por Laerty Dudas – bem como os municípios, receberão todo o apoio do Governo, por meio do Instituto das Águas do Paraná, no cumprimento da legislação federal, na elaboração de seus planos de resíduos sólidos e no fortalecimento e ampliação de suas ações.
Com as metas estabelecidas, é prioritário para o estado do Paraná o fim dos lixões até 2014 e a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Ambiental até 2012. Segundo o assessor Técnico da SEMA, Carlos Renato G. Do Nascimento, em 2009 Rio Negro implantou uns dos melhores Planos Municipais de Saneamento Ambiental do país, servindo de referência no Ministério das Cidades em Brasília.
Atraídos pelos resultados, o Governo de El Salvador enviou a assessora técnica do Ministerio de Medio Ambiente y Recursos Naturales de El Salvador, Marina Sandoval e a Coordenadora da Área de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Carolina Dreikorn, junto de sua comitiva, para acompanhar as discussões do grupo G22+1.
Rio Negro comemora o sucesso desta reunião. Com certeza em 2011 a Prefeitura Municipal de Rio Negro, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em conjunto com o G22+1 e SEMA, continuará trazendo boas soluções ambientais para o município, para o estado e para o país atravessando fronteiras.
