Em nota, a assessoria de imprensa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disse que a transferência do gerente da agência de Mafra para São Bento do Sul foi a pedido do próprio servidor. O instituto apresentou também dados sobre concessão de benefícios pela Agência de Mafra

A assessoria de imprensa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encaminhou nota de esclarecimento a Gazeta de Riomafra, com relação à matéria veiculada no último dia 04 de maio com a manchete “Intermediários da Previdência Social podem estar com os dias contados”. Naquela ocasião, a “Gazeta de Riomafra” entrevistou o presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Monte Castelo, Estefano Saviski, que reclamou do atendimento da agência do INSS de Mafra. Em nota, o INSS disse que André Mazepa, ex-gerente da Agência da Previdência Social de Mafra, foi removido a pedido do próprio servidor em dezembro de 2010. O ex-gerente está atuando na Agência de São Bento do Sul e segundo o INSS enquanto Mazepa esteve à frente da Agência de Mafra não houve nada que desabonasse a sua conduta.
Outro ponto abordado pela reportagem da Gazeta foi quanto ao indeferimento de benefícios pela agência do INSS de Mafra. Conforme a nota de esclarecimento, nos meses de janeiro a abril de 2011 pelo menos 2.027 benefícios foram requeridos na agência de Mafra. Pelo menos 1.129 benefícios foram concedidos e 909 foram indeferidos. A agência do INSS de Mafra despachou 2.038 benefícios no primeiro quadrimestre do ano. Segundo a assessoria de comunicação do Instituto o índice de Indeferimento de Benefícios (IIB) acompanha a média nacional. Ainda, conforme a nota, durante a última reunião do Conselho de Previdência Social, realizada em 28 de abril, foram apresentadas reclamações referentes a um caso pontual de mau atendimento que aconteceu na Agência de Previdência Social do município de Jaraguá do Sul, sendo que os devidos encaminhamentos estão sendo providenciados. Conforme o INSS, nada foi dito sobre indeferimentos naquela cidade.
De acordo com o INSS os três casos citados pela reportagem da Gazeta de Riomafra, que foram encaminhados pelo Ministério Público Federal não visam apurações para afastar os servidores e sim tem intuito de esclarecer situações de ordem administrativa.
Ainda, segundo o INSS, o acesso aos benefícios previdenciários é gratuito e não há necessidade de intermediários no processo, mas apenas a presença do beneficiário ou representante legal, de posse de documentação necessária, cuja relação consta na home page da Previdência Social – www.previdencia.gov.br
No que diz respeito às reclamações dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região de Mafra, o INSS disse que firmou compromisso durante a reunião do Conselho da Previdência Social, de buscar melhorias na parceria e integração entre a agência de Mafra e os sindicatos por ela atendidos.
