Mafra 94 anos – Guilherme Abry o primeiro juiz da Comarca de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 08/09/2011 - 00h02

O doutor Guilherme Abry foi o primeiro juiz de Direito da Comarca de Mafra, em 1917. Nasceu em abril de 1886 na localidade de Salto Rio Branco, em Blumenau, era filho do coronel Luiz Abry e Augusta Abry, teve a instrução primária em uma escola colonial do Rio do Texto e numa escola particular em Blumenau. Foi para Alemanha para tratamento de saúde onde permaneceu até 1904 frequentando durante esse tempo o Ginásio Ducal da cidade de Helmstadt, que cursou do segundo ao sexto ano. Voltando ao Brasil completou os estudos preparatórios em Porto Alegre, onde em 1905 se matriculou na Faculdade Livre de Direito, absorvendo ali dois anos de estudos. Em 1907 transferiu-se para São Paulo onde se formou em 1909.

Vindo para o estado natal exerceu a advocacia nas cidades de Itajaí e Blumenau, sendo em 3 de novembro de 1910 nomeado promotor público da Comarca de Tubarão, onde esteve de 9 de dezembro até 11 de maio de 1911. Durante o tempo da Promotoria era redator-chefe do “Novidades”, jornal extinto, fundado por Tibúrcio de Freitas.

Em 28 de agosto de 1917 foi transferido para a Comarca de Mafra, onde Guilherme Abry revelou-se um dos mais íntegros juízes.

Atravessou toda a odisseia de Mafra nos anos de 1920 a 1924, dominada por singular tirania, depois da República, por parte das autoridades políticas, administrativas e judiciárias, época em que veio consagrar seu nome apelas acertadas atitudes que tomava, nas sentenças que proferia, apesar de sua ação controlada pelas autoridades do Estado, que emprestavam mão forte aos que contra ele se jogavam.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.