
Uma parceria entre as prefeituras de Mafra e de Rio Negrinho vai viabilizar a reconstrução da ponte que une os dois municípios, na localidade da Bituvinha. A reconstrução se apresenta urgente, uma vez que se aproxima a época da colheita da safra de verão e com ela a intensificação do tráfego de caminhões carregados de grãos. Estimativas indicam que cerca de 10 mil hectares de plantações serão colhidas e toda produção entregue em Mafra.
A ponte já foi interditada para o tráfego de ônibus e caminhões, até a reconstrução de uma nova. Antes do início dos trabalhos, técnicos das duas prefeituras estiveram visitando o localpara verificação das condições que se encontra. A vistoria realizada na última terça-feira, 29, concluiu pela interdição imediata da ponte, pois a mesma apresenta alto risco com possibilidade de ruína em caso de passagem de veículos de carga.
O laudo de vistoria assinado pelo Engenheiro de Mafra, Valdir Antônio Ruthes detalha: “O pórtico central está com o pilar lateral direito, sentido Mafra Rio Negrinho totalmente quebrado e seu pilar contíguo está rachado, causando um grande rebaixamento na superestrutura”.
A ponte foi construída em 1983, após a enchente e àquela época pertencia totalmente à prefeitura de Mafra. Com a separação de parte do territóriodo município de Mafra e incorporação pelo município vizinho, a ponte passou a ser intermunicipal.
A secretária de obras de Mafra, Wilmara Herzer destacou a urgência da ação, pedindo paciência aos moradores da localidade e salientou que a reconstrução visa a segurança dos usuários da ponte. “Estamos agindo de forma preventiva, olhando pelos agricultores e suas famílias”, afirmou.
O secretário de agricultura de Rio Negrinho, Mauro Murara explicou que pretendem entrar em contato com os batalhões do exercito da região pedindo apoio para a instalação de forma temporária, de uma ponte volante até a construção da nova. Ele destacou a importância da parceria nesse momento de dificuldades financeiras e de maquinário porque passam as duas prefeituras. O vereador por Rio Negrinho, EricksonVantowski acompanhou a vistoria à ponte e explicou que o risco é muito alto, principalmente porque por ali passam ônibus escolares. Participaram da visita osecretário de infra-estrutura e de agricultura de Rio Negrinho, respectivamente Dionísio Antônio Schroeder e Mauro Murara, o vereador EricksonVantowski, além do engenheiro civil de Mafra, Valdir Ruthes.

