Mafra entre os municípios que recebem kit´s de transposição

Publicado por Gazeta de Riomafra - 12/07/2014 - 12h02

Kit de Paulo Lopes – Mafra foi contemplada com um kit-pontilhão de 11m

Na segunda-feira, 14, está marcada a licitação para a contratação de empresa especializada para realizar obra nas cabeceiras da ponte na localidade de Riberãozinho, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

A construção das cabeceiras é a contrapartida do município para a instalação do kit de Transposição (ponte ou pontilhão) repassado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil. O processo n°444/2014 ocorrerá através da modalidade tomada de Preço com o nº 005/2014.

Etapas

No primeiro semestre foi assinado pela Prefeitura de Mafra o termo de compromisso para a construção da cabeceira para instalação do kit de transposição de obstáculo, cedido para Defesa Civil Municipal através da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Trata-se de uma ponte de concreto com 12 metros de comprimento e vão livre com capacidade para 45 toneladas a qual será instalada no rio São Lourenço.   A construção da ponte em concreto irá facilitar o acesso, beneficiando não somente os moradores. Através do kit de transposição será atendida demanda das comunidades de Ribeirãozinho, General Brito e Barracas.  A nova construção diminuirá a possibilidade de estragos durante o período de cheias – unindo-se assim a segurança, o desenvolvimento e a sustentabilidade.

Kit

O kit de transposição integra um programa do estado que tem como objetivo substituir pontes ou pontilhões, que foram devastados por eventos climáticos.

Municípios catarinenses continuam recebendo kit´s de transposição de obstáculos, após as chuvas no Estado. A Defesa Civil de Santa Catarina já entregou mais de 90 pontes, em Santa Catarina. Isso representa mais de 65% do total que precisa ser repassado aos municípios atingidos.

Os kit´s de transposição de obstáculos começaram ser entregues no início desse ano e tem como objetivo substituir pontes e pontilhões danificados pelo tempo ou que foram levados por enxurradas. Construído em concreto, é pré-fabricado e pode suportar até 70 toneladas.

As pontes possuem entre 5 metros e 12 metros de comprimento. Os custos variam de pouco mais de R$25 mil e chegam a casa dos R$ 60mil.

De acordo com o Diretor de Resposta aos Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, James Rides houve um pequeno atraso no cronograma devido aos eventos climáticos. No entanto, algumas cidades que fazem parte do lote dois foram atendidas com antecedência devido a necessidade de urgência. “Benedito Novo, Rio dos Cedros e Canoinhas precisaram dos kit´scom urgência, já que comunidades ficaram isoladas após as pontes antigas terem sido levadas pelas chuvas”. Disse.

A empresa responsável pela fabricação e montagem dos kit´s de transposição continua a entrega das pontes. O município mais recente a receber a equipe foi Paulo Lopes.

A previsão é que Rio Fortuna receba o kit nessa sexta-feira, 11 e Lauro Muller no sábado, 12. Cocal do Sul também deve receber nos próximos dias.

Cada kit custa em média 50% do custo convencional de uma ponte. O tempo de montagem é recorde, em média duas horas. No projeto da SDC/SC, a ponte é cedida pela Defesa Civil e as cabeceiras são de responsabilidade dos municípios.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.