Mafra receberá auxiliar médico para perícia criminal

Publicado por Gazeta de Riomafra - 01/08/2011 - 10h36

Em contato com o secretário regional Wellington Bielecki obtivemos a informação de que fará um pedido à Secretaria de Segurança Pública para que encaminhe o quanto antes um médico legista para Mafra

O governador Raimundo Colombo, o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba e o diretor geral do Instituto Geral de Perícias (IGP), Rodrigo Tasso, participaram na quinta-feira (28), em Florianópolis, da formatura de 28 novos auxiliares de medicina legal. Os novos servidores atuarão em 23 municípios de Santa Catarina.

Para Colombo, a ação é mais um investimento nos recursos humanos da segurança pública, que cada vez mais precisa de eficiência e estar bem preparada. “Parabenizo os formandos. São muitos os desafios de quem precisa lidar com a morte, dedicando-se a fazer o melhor possível para que uma família possa conhecer a causa da perda de um ente querido. Tenho certeza de que esta foi uma escolha difícil. Porém, as escolhas mais importantes da vida não são fáceis. E nem as grandes missõesâ€, admitiu Colombo.

De acordo com Grubba, a Secretaria de Segurança Pública e o IGP vêm investindo em uma estrutura cada vez mais descentralizada, distribuindo 29 núcleos de perícia por todo o Estado, na tentativa de levar os serviços do IGP a um maior número de pessoas. Grubba acrescentou que a importância dessa presença é fundamental, pois é por meio do IGP, em especial do Instituto Médico Legal, que crimes são solucionados. “Sem a atividade de perícia, a investigação criminal não teria informações precisas sobre a causa de uma morte, origem de um projétil, a identificação de suspeitosâ€, explicou.

Os novos servidores públicos irão atuar nos municípios de Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Lages, Laguna, Mafra, Porto União, São Bento do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

Mafra

O único médico legista que atuava em Mafra, Carlos Ricardo Herbst, por sua vontade, pediu exoneração no inicio deste mês. Segundo Karen Amorim do IGP para suprir a carência de médicos legistas em Mafra, no caso de óbito os exames estão sendo encaminhados para Canoinhas e Porto União, estas duas cidades possuem dois médicos peritos. Karen disse que esperam que encaminhem outro médico para Mafra, mas que ainda não tem nada oficial.

O auxiliar médico Elto Vanzetta, se formou nesta quinta-feira, já foi nomeado e deve se apresentar em Mafra na próxima segunda-feira.

Em contato com o secretário regional Wellington Bielecki obtivemos a informação de que fará um pedido à Secretaria de Segurança Pública para que encaminhe o quanto antes um médico legista para Mafra.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. zé da silva

    Todos os agradecimentos ao Sr. Promotor de Mafra que conseguiu mais uma vez deixar o município sem médico legista. Sugiro que os familiares levem os corpos de seus entes queridos na porta da casa do Sr. Promotor para a liberação, que estava acontecendo de maneira muito adequada com o trabalho do médico legista.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.