
Em 2014 foi formalizado junto aos órgãos federais em Brasília dentro da lei de consórcios públicos (lei nº. 11.107, de 6 de abril de 2005) o Consórcio de Desenvolvimento do Planalto Norte Catarinense – Codeplan.
No último dia 4 de março, cumprindo Agenda Federativa, os prefeitos da região tiveram uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. A bancada catarinense direcionou emenda coletiva de R$ 20 milhões ao MAPA, indicando os recursos via Consórcio para o Planorte Leite, Programa regional que visa desenvolver o setor. O projeto já está cadastrado no portal de convênios do governo federal.
O CODEPLAN
O consórcio público é uma modalidade de associação entre entes federados, que compõem a administração indireta dos entes consorciados, com vistas ao planejamento, à regulação e à execução de atividades de um modo geral ou de serviços públicos de interesse comum de alguns ou de todos os consorciado.
O Codeplan é uma ferramenta de apoio aos municípios para captação de recursos federais e estaduais. Um dos objetivos do consórcio é o fortalecimento da cadeia produtiva do leite e este empenho teria o objetivo, também, de adquirir equipamentos para compor uma patrulha mecanizada que atuará na melhoria das estradas vicinais possibilitando o transporte do leite das propriedades dos pequenos agricultores até a Usina de beneficiamento.
Entre as metas para a produção leiteira estão apoio à produção, aquisição de sêmen, conjunto para fenação, kits alternativos para aquecimento de água, máquinas para plantio, mudas de pasto perene, implantação da patrulha e implantação de uma usina de beneficiamento do leite.
Estima-se que o desenvolvimento do setor certamente servirá de motivação para as empresas que poderão industrializar a produção da região. Os municípios passarão da condição de meros produtores de leite em pequena escala para grandes produtores e a região assumirá também um papel estratégico na transformação da matéria prima em produtos para o consumo. Esta ação, uma vez confirmada, se constituirá em grande mola propulsora do desenvolvimento da região, gerando milhares de empregos, renda e aumentando a capacidade de investimento dos municípios, explicam os dirigentes da Amplanorte.
