
Na manhã de segunda-feira a ministra Ideli Salvatti – de Relações Institucionais do Governo Federal, esteve em Mafra recepcionada pelo prefeito Roberto Scholze e pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Wellington Bielecki, sendo prestigiadas por prefeitos e demais políticos de toda a região do Planalto Norte Catarinense e deputados Federal Mauro Mariani e Estadual, Antonio Aguiar.
Após inaugurar as obras de urbanização da BR 280, perímetro urbano de Mafra, onde foram investidos R$ 3 milhões entre acessos, vias secundárias, ciclovias, área para pedestres e recapeamento asfáltico, entre outros, a ministra concedeu breve entrevista à Imprensa, salientando que essa obra foi através do Programa CREMA I, através do qual foram investidos em melhoria somente em Santa Catarina, R$ 46 milhões. “Agora vamos partir para a segunda etapa do CREMA, com um contrato de cerca de R$ 86 milhões em melhorias na BR 280”, declarou a ministra Ideli.
Entre Rio Negrinho e Mafra, a representante Federal disse, junto com o superintendente do DNIT, João José dos Santos, que 14 quilômetros serão recuperados, com toda infraestrutura necessária para melhorar as condições de tráfego.
O CREMA II já está iniciando, conforme explanou a ministra e consiste inclusive em trabalhos de sub base, sub leito; o viaduto de acesso a Canoinhas na confluência das BR’s 116 e 280, em Mafra (projeto em análise em Brasília) e outros benefícios. Nesse Programa, Ideli Salvatti conta que está inclusa, também, a duplicação da BR 280 de São Francisco do Sul até as proximidades de Corupá, com o entorno de Jaraguá do Sul e que, posteriormente, a duplicação deve chegar até Canoinhas, passando por Mafra e, se aprovada a Federalização da 280 de Canoinhas até Porto União, também a duplicação deste trecho.
Para a imprensa, Ideli Salvatti falou sobre os ‘debates’ quanto as Ferrovias, afirmando que são duas ações do Governo, uma com recursos da União com ferrovias no sentido Leste/Oeste e outra com a participação da iniciativa privada, como uma linha de Mato Grosso do Sul, passando por Mafra e seguindo até o porto de Rio Grande do Sul. “Precisamos retomar a vocação da conexão entre rodovia e ferrovia aqui no Planalto Norte Catarinense”, salientou.
No entanto, quando da explanação do engenheiro Izaldo Kondlatsch, do DNIT em Mafra, há a preocupação em alteração do traçado do projeto inicial, que agora contemplaria outra cidade e não Mafra, conforme se verá ainda nesta matéria.
Indagada sobre os problemas causados pela ferrovia que corta a área urbana de Mafra, a ministra falou que o DNIT iria, então, apresentar projeto que visa desviar o tráfego de trens para a ferrovia junto ao rio Negro, o que evitaria transtornos na Avenida Coronel José Severiano Maia e na Vila Argentina, por exemplo. “É preciso nos adequarmos à realidade”, disse.
Constou também da visita da ministra Ideli, a vinda do diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, Sérgio Alexandre Bulla, que apresentou a empresários e políticos da região, um Programa de Desenvolvimento Regional, onde o Banco garante, entre outros, a capacitação dos produtores e financiamentos, o que já acontece, segundo a ministra, com sucesso no Estado do Paraná. Para o Planalto Norte, a ideia é incentivar o desenvolvimento da Bacia Leiteira e a Apicultura e outras alternativas ainda podem surgir.
Evento
Após a rápida conversa com a Imprensa o prefeito anfitrião, Roberto Agenor Scholze, falou sobre as expectativas em revitalizar toda a economia e “o privilégio de contar com o apoio irrestrito da ministra Ideli Salvatti”.
Com relação às obras na BR 280, inauguradas naquela data, o alcaide disse que “se constituiu num novo portal de entrada de Mafra e do Planalto Norte de Santa Catarina”.
Também se manifestou o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Wellington Bielecki, agradecendo em nome do governador a visita da ministra, enfatizando ser “necessário unir forças pelo desenvolvimento do Planalto Norte Catarinense”.
Os deputados Federal Mauro Mariani e Estadual, Antonio Aguiar, também fizeram uso da palavra, assim como o presidente do Grupo “Em prol de Mafra”, todos falando em desenvolvimento e a retomada de crescimento necessária a esta região do Estado.
Entidades como AMPLANORTE; Hospital de Rio Negro – representado pela ACIRN; UnC; Hospital de Mafra e Grupo em Prol de Mafra, entregaram em mãos à ministra Ideli Salvatti, seus respectivos pleitos, os quais a representante do Governo Federal prometeu ler e estudar carinhosamente, no intuito de buscar viabilizar sua concretização.
DNIT apresenta projetos
O engenheiro Izaldo Kondlatsch, do DNIT em Mafra, descreveu a obra inaugurada na BR 280 como de extrema importância, lembrando que ao longo do trecho da mesma há duas Escolas e várias empresas, com grande fluxo de pedestres e ciclistas.
Kondlatsch afirmou que o DNIT de Mafra é um braço do Governo Federal no Planalto Norte Catarinense e, através de um data show, apresentou projetos/solicitações para o Município e região.
Primeiramente o engenheiro explanou sobre a necessidade do contorno ferroviário em Mafra, dando ênfase para o fato de o Ramal Mafra a Lages causar problemas na área central (Avenida) e em ruas como a Ptolomeu de Assis Brasil e a própria BR 280. A solução apontada por Izaldo é que se utilize a mesma linha de Porto União a São Francisco para o tráfego de trens da primeira citada. Com a interligação do Ramal Mafra a Lages com o Mafra a São Francisco, os trens passariam, então, a circular margeando o rio Negro, não mais interferindo na mobilidade urbana.
O engenheiro falou à ministra, no entanto, que há grande preocupação com o Plano Nacional de Ferrovias – logística para a qual Mafra está se preparando, “até porque nasceu ao longo da ferrovia”. Segundo ele, existe uma preocupação no projeto que, do inicial ao agora visto, faz uma mudança na concentração de Mafra para a estação de Engenheiro Bley, no Paraná.
Lembrando que da produção agrícola do Norte Catarinense 50% é enviada via Porto de Paranaguá e a outra metade pelo Porto de São Francisco do Sul, além de que a previsão para 2013 é de que somente em soja o Planalto Norte SC produza 370 mil toneladas, por algumas vezes Izaldo Kondlatsch solicitou a manutenção do traçado inicial previsto, de Maracajú a Mafra. A ministra Ideli disse que levará o pleito a Brasília. “Está mais do que na hora de olhar os diferentes (regiões com diferenças sociais e regionais) com um olhar diferente. E olhar diferente, significa o compromisso do Governo Federal com recursos para a região e a garantia das novas malhas ferroviárias. Este é o compromisso da presidenta Dilma Rousseff, que terá o meu apoio em Brasília. Vamos recuperar economicamente o Planalto Norte ‘”, apontou a ministra.
Com relação ao DNIT, o engenheiro destacou que a construção de um viaduto entre as BR’s 116 e 280, no conhecido como “trevo de Canoinhas”, teve projeto apresentado e custeado por aquele município “e já se encontra em análise em Brasília há cerca de dez anos” e ainda não foi viabilizado, o que espera venha a ocorrer em breve.
Falou ainda da adequação da capacidade de trânsito da BR 280 de Corupá a Canoinhas e depois até Porto União, com a federalização do trecho; obras de travessia urbana em Corupá; melhorias na Serra do Mar; contorno em Rio Negrinho; o contorno rodoviário de Mafra, que considera “uma questão de desenvolvimento”.
Desta feita foi o superintendente do DNIT quem disse que irá levar as solicitações a Brasília, inclusive se dizendo feliz por receber solicitações do próprio DNIT.
Finalizando sua apresentação Izaldo Kondlatsch apresentou o Brasão de Mafra, demonstrando que entre o que o Município ali demonstrava, “de sólido hoje só restaram a rodovia e a ferrovia”.
Citando que Mafra irá comemorar seu centenário agora em setembro, Izaldo afirmou que o Município “não tem motivos concretos para comemorar seu aniversário”, solicitando, mais uma vez, que os pleitos ali apresentados sejam atendidos pela ministra e pelo DNIT.
Sessão Solene
Na sequência o presidente da Câmara de Vereadores de Mafra, Vicente Saliba, auxiliado pelo assessor Jurídico Luiz Fernando Flores Filho, deu início a Sessão Solene onde a ministra Ideli Salvatti e o superintendente Estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – DNIT, engenheiro João José dos Santos, foram agraciados com o título de Cidadão Honorário de Mafra.
O engenheiro João José nasceu em Florianópolis e na vida profissional atuou na área da construção civil em projetos, fiscalização, execução de obras e avaliação de imóveis. Em 1987, por meio de concurso público federal, assumiu a função de engenheiro na Secretaria do Patrimônio da União.
Em 1991 adotou de vez Biguaçu como sua Terra querida, onde não só fixou residência, mas constituiu família, estreitou laços de amizades e participa da vida político-social do Município, onde atuou como vice-prefeito e como secretário Municipal.
Em maio de 2003, foi indicado a Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina, função que exerce até hoje. Ele recebeu a honraria das mãos dos funcionários do DNIT de Mafra e Joinville.
A ministra Ideli Salvatti nasceu em São Paulo, mas ao longo de sua vida adotou Santa Catarina, Estado no qual ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e a Central Única dos Trabalhadores – CUT.
Ela cumpriu dois mandatos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e, a primeira mulher eleita senadora por Santa Catarina – Ideli foi por quatro vezes líder do Governo Lula no Senado e antes de assumir o atual Ministério – de Relações Institucionais, atuou também como ministra da Pesca. “A partir de hoje aumenta a minha responsabilidade com a cidade. Agora sou uma cidadã mafrense. A agenda de hoje em Mafra foi muito importante porque concluímos as obras de reurbanização da BR 280, na travessia de Mafra e iniciamos mais um compromisso com a região ao receber os novos pleitos dos prefeitos para a melhoria da infraestrutura”, disse a ministra Ideli, que recebeu o título das mãos do prefeito Roberto Scholze e do presidente da Câmara, Vicente de Paulo Bezerra Saliba.
De igual forma ao engenheiro João José dos Santos, Ideli Salvatti destacou que durante o evento o próprio DNIT apresentou solicitações, as quais iria apresentar em Brasília, e citou a importância de “olhar de maneira diferenciada para esta região, com recursos e obras”, finalizou.
Após a Sessão Solene foi servido almoço a centenas de convidados e, na sequência, houve a reunião entre o Banco do Brasil, empresários, sindicalistas e demais representantes de agricultores da região, além dos prefeitos e vice-prefeitos.

TUDO MENTIRA! Mafra seria o maior entroncamento ferroviário do Brasil segundo a Dona Ideli na campanha política passada, agora vem falar de duplicação da 280 que vai até Canoinhas. O que é isso seu Aguiar? e seu Mariani cadê o Gás que iria vir para Mafra até Porto União?Abram os olhos minha gente a eleição vem aí no próximo ano.