Através da Secretaria de Saúde, campanha está sendo encetada para mobilizar e imunizar comunidade contra a doença
No dia 28 de julho as equipes das Unidades de Saúde realizaram em sala de espera ações educativas e preventivas sobre as hepatites virais, abordando forma de transmissão, prevenção e tratamento. Estas orientações foram repassadas para os usuários do Serviço de Saúde pela manhã e a tarde, conforme relato da secretária Neusa Heuko Swarowski.
A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus. As hepatites virais mais comuns no Paraná são A,B e C. Existem ainda o vírus D e o vírus E.
O que acontece quando a pessoa tem a doença?
– Fica fraco e amarelo
– Vomita
– Tem dor barriga
– O fígado fica inchado
– As fezes ficam esbranquiçadas
– A urina fica escura.
Hepatite A
Pode ser adquirida pelo contato direto com uma pessoa doente ou através de alimentos ou água contaminados, por mãos mal lavadas ou sujas de fezes e objetos que estejam contaminados com o vírus.
Hepatite B e C
Transmitido principalmente através do contato sexual, sem uso de preservativo, mas pode ocorrer também pelo sangue contaminado do compartilhamento de seringas e agulhas, colocação de piercing e procedimento de tatuagem e manicure/pedicure com materiais não esterilizados, procedimentos médicos-odontológicos e de acupuntura com materiais contaminados, transfusão de sangue, transplante de órgãos e hemodiálise.
