PETI dá Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil

Publicado por Gazeta de Riomafra - 21/06/2011 - 09h42

Em 12 de junho comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil

Na última semana, o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) da Secretaria e Ação Social, visitou diferentes locais de Mafra divulgando o tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, alusivo ao dia 12 de junho – Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil.

Dentre os locais visitados, a Prefeitura Municipal, a Secretaria da Criança e Ação Social, o CREAS, o Abrigo Provisório e também a Praça Lauro Muller. Segundo a Coordenadora do Programa, Luciane Lotte, um dos principais riscos com o trabalho infantil é a criança deixar de estudar. “O nosso trabalho é preventivo. Hoje atendemos cerca de 96 crianças e adolescentes, em contraturno ao regime  regular de ensinoâ€, disse.

Data comemorativa

Reconhecido como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o 12 de junho marca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes desde 2002. A iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e diversos órgãos do Governo Federal, além dos governos estaduais, municipais, do Distrito Federal e instituições privadas.

O objetivo é chamar a atenção de todos para a importância da implementação das Convenções nº 138 (estabelece idade mínima para admissão do emprego) e nº 182 (trata das piores formas de trabalho infantil).

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. polaco

    Que é esse PETI, que mané acabar com o trabalho infantil? É graças a essa lei cadela que hoje nós vemos tantas crianças com cachimbo de craque na boca, fumando maconha e cheirando cola por aí, além de estarem fumando, roubando pequenos objetos e acobertando crime de outros adultos vagabundos. O Governo Collor (que foi acusado de tantas coisas sem provas) criou o CIAC Centro Integrado de Ação Comunitária) que era para funcionar como um centro de apoio à familia, buscando integrar as pessoas (Pais e filhos) à comunidade, com atividades esportivas, recreativas e educativas, distanciando-as dos delitos infanto-juvenis, mas que hoje foi transformado em CAIC(Centro de Atenção?????? à Criança e ao Adolescente), que infelizmente resume-se a uma escola, creche e posto de saúde, que cumpre muito mal as suas funções, que servem no minimo para deixar as crianças com um prato de comida e deixadas à mercê da sorte, pois nem educação ou atendimento a saude de qualidade recebem. Essa maldita lei que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente, somente rala a vida dos pais, pois desse jeito não se pode educar um filho do modo certo. Razão pela qual estamos cheio de delinquentes infanto-juvenis em riomafra (e no Brasil). Os senhores assistentes sociais, conselheiros tutelares, promotores e juizes da vara da infancia e adolescentes não sentem na pele os mesmos problemas que uma familia vitima da droga, dos roubos e do desrespeito sofrido pelos pais advindos do cumprimento desta lei cachorra (que me perdoem as cachorras). Fica aqui o meu protesto contra o fim dos trabalhos infantis (exceto a exploração), mas aqueles pequenos servicinhos que as crianças realizam para ajudar os pais. São a partir desses que se adquirem responsabilidades, valorização pelos bens conquistado e respeito pelos objetos alheios, além de preservar a saude, já que encontram-se próximo dos pais e responsáveis.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.