Projeto de conscientização já atingiu mais de 1 milhão de alunos do Ensino Fundamental

Cerca de 100 professores das séries do Ensino Fundamental da rede municipal de Mafra receberam, nos dias 10 e 11 de maio, as capacitações do programa “Se Essa Rua Fosse Minha”. Criado pela Editora Fama, de Curitiba, o projeto consiste na distribuição e aplicação de materiais didáticos a serem trabalhados com estudantes em sala de aula e livros específicos para os pais acompanharem o aprendizado de seus filhos em casa.
O programa já atingiu mais de 1 milhão de alunos do Ensino Fundamental, desde a criação em 2006. “Se Essa Rua Fosse Minha” recebeu o Prêmio Denatran e, em 2010 o Prêmio Volvo, ambos dedicados às melhores ações para melhoria do trânsito e prevenção de acidentes.
Dia voltado à reflexão
Em Mafra, o projeto foi implantado com o patrocínio do Detran/SC – Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina – que é parceiro da Editora Fama na escolha das escolas que receberão o projeto. A instituição é conhecida nacionalmente por gerar e difundir conhecimento e capacitar profissionais para o mercado de trabalho.
A capacitação contou ainda com o apoio Prefeitura, através do Departamento de Trânsito do Município de Mafra (DETRAMM) e do Hotel Emacite Flex. O evento aconteceu das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Auditório da Universidade do Contestado (UnC-Mafra).
Na abertura, a secretária de Educação, Eroni Terezinha Machado, destacou a importância da capacitação. “Este projeto é extremamente importante para nossa prática diária e a partir de hoje somos multiplicadores do programa”, declarou.
Atendendo a uma solicitação do prefeito Paulinho Dutra, o diretor de trânsito Haroldo Heyse, está dando continuidade a projetos relativos à segurança no trânsito. “O Prefeito pediu uma atenção especial à gestão do trânsito no município, a fim de formar uma cultura de segurança, para que tenhamos uma convivência pacífica entre motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, reduzindo-se o número de acidentes e vítimas de trânsito”, explicou o diretor.
A capacitação foi ministrada pela Consultora Educacional do Programa “Se Essa Rua Fosse Minha”, Wilsa de Oliveira Castro e contou ainda com o auxílio de membros do Detran/SC, Rosângela Bittencourt, psicóloga e Dorian Rosa, professor.
Conheça melhor o projeto na página www.seessarua.com.br.

Kamila,olhando por este prisma você tem razão,mas parece que no primeiro dia houve um boicote à nova secretaria e muitos professores não foram avisados, pelo que sei no segundo dia a coisa foi boa como se diz na giria “bombou” e parabéns para quem teve a iniciativa. e só esperamos que não morra nisto. Pois nossas crianças merecem um futuro no trÂnsito
´Concordo com você Kamila, eu estive no curso, e foi uma pena ver poucas pessoas lá…
Nossa, estão elogiando um curso que foi oferecido somente para 100 profissionais? Por que não foi ofertado para todos os professores? O custo seria o mesmo. Quem escolhei esses profissionais para participarem do curso?
parabens, é isso que deve ser trabalhado, oportunidade aos educadores do municipio de mafra
trabalharem com a transversalidade do trânsito.