SDR Mafra e Amplanorte realizam 1º Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicado por Gazeta de Riomafra - 24/04/2012 - 09h50

Secretário Wellington fala durante a abertura do Fórum.

Na última quinta-feira (19), em uma parceria com a Associação dos Municípios do Planalto Norte, a SDR Mafra promoveu o 1º Fórum Regional da Pessoa com Deficiência.

Com a finalidade de analisar os obstáculos e avanços nas políticas públicas para a integração dos deficientes, o encontro contou com a participação dos municípios da SDR Mafra e da SDR Porto União.

O tema central foi “um olhar através da convenção da ONU, sobre os direitos da pessoa com deficiência: Novas perspectivas e desafios”. Durante a abertura, o secretário Wellington Bielecki contou que a questão da deficiência é uma experiência que ele tem em casa. “Minha mãe é deficiente física, me criou e me deu todas as condições para que eu chegasse onde estou”, lembrou.

O secretário também falou que este tipo de evento é muito importante para que os direitos dos deficientes sejam respeitados. “Eventos como este são importantes para debatermos os direitos dos deficientes, que precisam de inclusão, de acessibilidade. Toda iniciativa deste tipo terá o apoio do Governo do Estado”, completou. Ainda durante a abertura houve uma apresentação teatral com alunos da Apae de Mafra.

Cerca de 60 pessoas, representando entidades e órgãos públicos, estiveram na UnC para a tarde de trabalho que foi dividido em quatro eixos temáticos, debatidos entre os presentes. O eixo 1 foi educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional, com palestra do professor José, da Apae de São Bento do Sul. No eixo 2 foram tratados a acessibilidade, comunicação, transporte e moradia, com palestra da assistente social de Mafra, Maike Steidel.

No eixo 3, saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses, foi tratada na explanação de Marilene Strapassoni,  presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Bento do Sul. No eixo 4, o assistente social do INSS de São Bento do Sul falou sobre segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social.

 

Teatro da Apae de Mafra abrilhantou o evento.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.