Secretarias da Educação de Mafra e Rio Negro têm anunciados índices do IDEB

Publicado por Gazeta de Riomafra - 26/08/2012 - 16h38

O Ministério da Educação divulgou em 14 de agosto, o resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade da educação de cada escola no Brasil, sendo que a meta é atingir a nota 6,0 em 2.022 (média que corresponde a um sistema de qualidade comparável a dos países desenvolvidos).

A rede municipal de ensino de Mafra apresentou evolução no índice 2011, comparando aos números de 2009 dos ensinos fundamental, superando a meta nacional do IDEB. Nas séries iniciais (4ª série/5º ano), as notas nas escolas atingiram o índice de 6,6 e nos anos finais (8ª série/9º ano) atingiram 5,6. Outro fator positivo destacado pelo Ministério da Educação deve-se aos números que na maioria das escolas ficaram acima da média nacional.

Para a Secretária da Educação de Mafra, MilenaWoehl Albino,“somos sabedores do esforço de cada profissional que compõe a equipe da educação mafrense e que somente através da colaboração mútua entre a tríade escola, família, comunidade, onde nossas crianças atingem êxito tanto na vida escolar quanto na vida fora dela”.

O IDEB foi criado em 2007 para “medir” a qualidade de cada Unidade Escolar
e de cada rede de ensino. A secretária relata ainda, que “o resultado apresentado pelo IDEB direciona as ações, proporciona refletir junto aos educadores e equipe pedagógica, que visa uma educação com qualidade, dinamismo e significado”. Ela explica ainda que nesse contexto, “estamos satisfeitos e felizes frente aos resultados, que demonstram que a educação do município de Mafra é sinônimo de progresso, fruto do esforço coletivo”.

A avaliação do IDEB é feita a cada dois anos, um conjunto de fatores é avaliado para que a nota seja fechada. Para a composição do índice, o MEC calcula a relação de rendimento escolar com base nas taxas de aprovação, reprovação e abandono dos alunos, além do desempenho na Prova Brasil e do resultado da aplicação de diversos questionários destinados à avaliação do trabalho dos professores, diretores e estrutura das escolas.

Em Rio Negro o IDEB observado em 2011, nas mesmas séries, foi de 5,9.

Em nossa próxima edição, estaremos divulgando as Escolas de Mafra e Rio Negro, que não alcançaram média na Prova Brasil 2011.

Para que serve o IDEB?

Com o IDEB, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade na Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O IDEB vai de zero a dez.

Para maiores informações sobre o IDEB da Escola de seu filho(a),
consulte e acesse o site: www.portalideb.com.br.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.