
Atendendo um pedido dos vereadores, o secretário de Finanças e Planejamento, Douglas da Silva Ramos usou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira dia 16 de setembro, juntamente com a contadora Gisele Oliveira da Costa e a tesoureira Eliane Grossl Deretti.
O motivo da vinda da equipe foi para explanar sobre as dÃvidas herdadas da administração anterior, ou restos a pagar de 2012.
Segundo o que foi exposto aos vereadores, e público presente, a dÃvida real da Prefeitura em 31/12/2012 era de R$ 4.729.297,30 e a dÃvida com fornecedores R$ 2.680.521,41. O restante é referente ao IPMM, o qual foi aprovado projeto para parcelamento da dÃvida com o Instituto em 60 meses.
Segundo informações repassadas pela equipe da Prefeitura com o IPTU arrecadado em 22/04/2013, que somou R$ 2.903.540,45 a dÃvida herdada foi totalmente absorvida pelo IPTU 2013, e foi nesta data 22 de abril que começou o exercÃcio financeiro de 2013, e encerrou-se 2012. Ou seja, os valores arrecadados com o IPTU deste ano, que poderiam ter sido investidos em estradas, saúde, educação, e outros mais, segundo o secretário, o executivo optou por quitar a dÃvida da gestão anterior.
Outra informação é que até 23 de abril quando foram liquidadas as dÃvidas da gestão anterior, não houve quebra de ordem cronológica de pagamentos.
A tesoureira Eliane Deretti ressaltou que juntamente com o contador Luiz Antonio, foi feita uma carta ao atual prefeito, informando que não se poderia gastar mais do que o arrecadado, sob pena da lei de responsabilidade fiscal, porém esclareceu que isso não foi respeitado.
Ainda segundo informações relatadas, na Educação foi pago cerca de R$ 1 milhão em dÃvidas do exercÃcio anterior, e por isso os investimentos para este ano de 2013 foram seriamente prejudicados.
Questionado pelos vereadores sobre o pagamento do 13º salário dos servidores, o secretário de Finanças respondeu que a 1ª parcela deverá ser paga em novembro e a segunda até 20 de dezembro. Disse ainda que a segunda parcela do reajuste aprovado, os 3,22% está previsto para o pagamento deste mês de setembro.
Chegando ao término da explanação, indagado sobre o pagamento do IPTU, o secretário afirmou que parte do pagamento parcelado também foi usado para quitar dÃvidas da gestão anterior. Com relação à folha de pagamento atual, o secretário Douglas respondeu que hoje encontra-se em 57%, ou seja acima do percentual permitido.
Foi dito ainda que atualmente a Prefeitura de Mafra gasta mais do que arrecada, e por isso foi sugerido ao prefeito que “pise no freioâ€.
Sobre outras questões, que segundo o secretário, estavam fora do tema proposto, como quebra de ordem cronológica de pagamentos, que está dentro deste último quadrimestre, Douglas se comprometeu a responder aos vereadores via requerimento, ou até através da tribuna mais uma vez.
Paulinho Dutra irá na Câmara na próxima semana
Nossa reportagem ouviu o ex-prefeito Paulinho Dutra, que a saber da explanação do atual secretário, imediatamente se inscreveu para usar a tribuna da Câmara na sessão da próxima segunda-feira, 23/09.
Paulinho discordou do que foi explanado pelo atual secretário, porém confirmaram que a divida deixada é mesmo de 2,6 milhões, afirmou Dutra. Disse também não ser justo culpar a sua gestão pela incompetência desta que ai está.  Disse, ser “…inadmissÃvel dizerem que não estão conseguindo fazer nada porque eu deixei dividas, também peguei a Prefeitura endividada, porém fiz muito mais do que esta atual administração fez em oito meses…â€. Finalizou dizendo que durante a sessão irá pedir aos vereadores que façam uma auditoria na sua gestão desde o primeiro dia até o último, pois tem a plena convicção de que nada deve. Disse que fará questão em debater assuntos como banheiro público, pedreiras entre outros temas. Também afirmou que vai pedir durante esta semana sua desfiliação do partido PR.

Quero ver o srº Paulinho explicar porque deixou todos os professores ACT´S ano passado, sem pgto de décimo terceiro, e rescisão de contrato. deixando todos e suas famÃlias passarem o perÃodo de festas sem um centavo no bolso.