
Dezenas de reclamações já chegaram até nossa reportagem, com relação ao longo período que se leva para conseguir uma consulta com Clínico Geral – o médico que então encaminha pacientes para as especialidades que necessita.
Hoje a marcação de consultas é feita somente nos PSF’s/ESF’s e não mais na Policlínica Municipal (SUS), como anteriormente.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Tadeu David Geronasso, isso é proveniente do programa de descentralização dos atendimentos, diminuindo-se aí, inclusive, as filas no SUS, já que em cada bairro que possua o ESF, o munícipe poderá agendar consulta com um médico de Clínica Geral. “Na Policlínica são agendadas consultas com Clínico Geral, somente para moradores de onde não haja um ESF – Estratégia de Saúde da Família”, enfatiza.
Outro problema apresentado pela população é quanto a demora para se conseguir o atendimento. De acordo com as reclamações, leva-se pelo menos um mês para conseguir a consulta, o que não é desmentido pelo secretário, afirmando que também no prédio central do SUS, os agendamentos já estão sendo feitos para o próximo mês de abril. Para sanar ou ao menos diminuir essa situação de espera, Geronasso anuncia que está abrindo novo processo seletivo, para contratação de cinco novos médicos para atuarem no Município. Ele destaca, ainda, que devem ser implantados mais quatro ESF’s na cidade, para atendimento da demanda. “Estamos trabalhando para poder servir mais e melhor a comunidade mafrense”, discorreu.
Exames
Outro motivo de insatisfação de muitos moradores, se refere ao agendamento de exames, especialmente os de maior complexidade que, na maioria realizados em outras cidades, levam até noventa dias para ser efetivados. Com isso, o paciente e o próprio profissional médico, levam maior tempo para iniciar um tratamento eficiente.
O secretário garantiu à nossa reportagem, que nas próximas semanas estará sendo lançado Edital de Licitação, para que os exames sejam realizados somente em Riomafra.”Assim teremos economia em combustível, menor risco com o deslocamento de pacientes e a própria agilização do processo de realização de exames”, salientou.
