O vereador José Marcos Witt deliberou durante a sessão ordinária desta segunda-feira 06, sobre assunto tema de requerimento proposto, onde juntamente com Vicente Saliba, solicitou que fosse respeitado o ano dos veículos de transporte escolares terceirizados exigidos pelo Deter, que é de 25 anos.
Wittinho fazendo seu papel de fiscalizador do dinheiro público, disse que muitas empresas já estão sendo prejudicadas em suas linhas pelos carros 1.0, pelas motocicletas e também pelos ônibus do Governo Federal, que têm tomado muitos passageiros do transporte coletivo. Segundo o vereador várias empresas que estão se sentindo lesadas, têm avançado em busca de licitação das linhas interioranas que restam, “só que não se pode deixar de fora quem tem ônibus em plenas condições e que respeitam as exigências do Deter, Detran/Denatran e também do Inmetro, venho aqui sair em defesa das pequenas empresas”, disse Wittinho.
Para ele pode até se fazer exigências quanto à padronização da cor dos ônibus e vistorias mais rigorosas, só não pode direcionar uma empresa que vai participar com ônibus semi-novo e que depois que ganha a licitação, e coloca para rodar ônibus mais velhos.
Outra preocupação do vereador Wittinho é que no próximo ano, isso venha a onerar o quilômetro rodado, por isso pediu apoio dos demais edis para que se mantenha a transparência na licitação e também a digna concorrência com todas as pessoas que tenham ônibus cabíveis e legais para a licitação. “Não vou admitir como vereador de Mafra que para o próximo ano dobre o valor do quilômetro rodado na mesma linha de estudantes, é inadmissível e somente por causa de suporte técnico de empresa. Espero que o setor de licitação faça modificações e não direcione essa licitação para grandes empresas”, finalizou Wittinho.
Roberto também fez questão de falar sobre o assunto e disse que recebeu várias reclamações de proprietários de pequenas empresas, já que ficou sabendo que segundo edital, só serão aceitos veículos com até 10 anos de uso. Acha que isso pode inviabilizar o transporte escolar no município.
Paulo Sérgio Dutra lembrou que estiveram em Brasília na ANTT e essa foi uma das dúvidas sanadas sobre transporte, endossou as palavras do vereador Wittinho e disse que Mafra tem uma grande extensão de estradas rurais e algumas estradas e linhas, como Saltinho do Canivete, por exemplo, dá acesso à BR e novamente ao perímetro urbano e essa é a preocupação com a diferenciação das tarifas.
