“O Governo Federal não está nem aí com a população, quanto mais demorar é melhor para eles, porque não vão pagar”, disse Edson Schultz.
A Gazeta publicou em 21 de dezembro de 2011 uma reportagem sobre a falta de médico peritos no INSS em Mafra, o que gerava uma grande espera para realização de perícias.
O problema neste início de 2012, ainda persiste e o assunto foi falado novamente durante a sessão de segunda-feira, dia 13 na Câmara de Mafra.

“Não é admissível esperar tanto por uma perícia”.
O vereador Vicente Saliba, que na época identificou o problema, citou um caso da não realização de perícia no momento certo e relembrou que o atraso médio para perícias continua sendo de 70 dias e isso se agrava cada dia mais.
Saliba citou que mesmo com o concurso realizado no último final de semana para médico perito e técnicos previdenciários, para Mafra vem apenas um de cada, e mesmo assim com treinamentos e capacitações, os servidores estarão aptos daqui uns 4 ou 5 meses.
O vereador Vicente prometeu entrar em contato novamente com o INSS para saber qual é a solução para estes trabalhadores, “não é admissível esperar tanto por uma perícia”.
Problemas também no Ministério do Trabalho
O vereador Edson Schultz, funcionário de carreira do Ministério do Trabalho em Mafra fez questão de manifestar-se sobre o caos no INSS e disse que sente na pele este problema.

“Ficamos 90 dias sem entregar carteiras, teve gente saindo de Mafra e indo pra Joinville para pegar a Carteira de Trabalho, a procura é grande e o Governo não contrata ninguém”, disse o vereador.
Edson disse que depois das aposentadorias o número de servidores no MT reduziu para quase a metade e falou que o problema é o mesmo no INSS, “o Governo Federal não está nem aí com a população, quanto mais demorar é melhor para eles, porque não vão pagar”.
Edson Schultz citou um problema que o Ministério do Trabalho vem enfrentando quanto à confecção de Carteiras de Trabalho, “ficamos 90 dias sem entregar carteiras, teve gente saindo de Mafra e indo pra Joinville para pegar a Carteira de Trabalho, a procura é grande e o Governo não contrata ninguém”, disse o vereador.
Disse que contando aposentadoria e contratações com concurso, não supre 1/3, saiu em defesa dos servidores do INSS e Ministério do Trabalho, citou ainda mais um problema gravíssimo, pessoas que não conseguem receber Seguro Desemprego há 6 meses.
“Esta complicado e o governo não contrata, vamos ficar ‘pinel’ de tanto trabalhar e isso acontece até com os professores”, desabafou Edson.
