Com a intensificação do frio na nossa região e as constantes notícias do retorno da gripe H1N1, o Prefeito Paulinho Dutra solicitou à Vigilância Epidemiológica de Mafra, que intensifique as orientações quanto aos cuidados necessários para não contrair a doença.
Cuidados com aglomerações em ambientes fechados, sem ventilação, são imprescindíveis, segundo Denise Dallagnol, enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde. “Observar as questões relacionadas à higiene pessoal são importantes. Medidas como lavar as mãos com água e sabão diversas vezes se tornam ainda mais necessárias”, alertou. Ela solicitou à população que procure orientação médica em caso de suspeita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3642-6377.
Doença Contagiosa
A gripe H1N1 é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, que acomete o aparelho respiratório. Pode ser confundida com um resfriado comum, porém apresenta sinais e sintomas mais fortes, podendo causar complicações e até a morte. A vacina diminui as complicações causadas pela gripe, tais como: internações, pneumonia e morte.
Com tendência a se disseminar facilmente, a transmissão ocorre por meio e secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém – contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto a boca, aos olhos e ao nariz.
Prevenção
Assim como na gripe comum, o vírus H1N1 passa pela tosse, saliva e espirro. Como se prevenir:
– Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
– Evite tocar a boca e o nariz.
– Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
– Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
– Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
– Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.
Sintomas
– Febre maior que 38°C, tosse, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória, dores de cabeça, cansaço, coriza, vômito e diarréia em alguns casos.
– A maior parte dos sintomas é parecida com os da gripe comum. Não é preciso apresentar todos eles para ter a doença.
Fonte: OMS e Ministério da Saúde

Mulher de Itaiópolis morre vítima de Gripe A
Por Gazeta de Itaiópolis | Publicado em 17/06/2012 O Planalto Norte de Santa Catarina registrou, no último dia 8 de junho, a segunda morte por Gripe A. O primeiro óbito aconteceu em Canoinhas, e desta vez, um segundo caso em Mafra. A vítima foi uma mulher de 51 anos, que morreu com o diagnóstico de Gripe A. A mulher é de Itaiópolis e foi internada no Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, no dia 7. Em estágio avançado, ela morreu na madrugada do dia 8.
Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica em Mafra, Denise Dallagnol, este foi o único caso confirmado na região. Outros três estavam sendo monitorados, mas foram descartados. “Estamos alertas a casos de pessoas com sintomas de gripe comum. É importante que quem estiver com os sintomas procurem atendimento médico para evitar chegar ao estágio avançado”, orienta Denise.
Segundo dados oficiais 18 pessoas morreram em Santa Catarina desde o inicio do ano por Gripe A. Foram 262 casos confirmados. Os números mostram que há um novo crescimento no total de mortes assim como a quantidade de casos notificados no Estado. No ano passado, foram confirmadas cinco contaminações, mas não houve nenhuma morte. Neste ano, foram distribuídas 876 doses que imunizaram 92,56% da população, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
É bom orientar os médicos também pois nem te olham na cara quando você vai se consultar.
Sempre dizem que é gripe comum,mesmo que você apresente os sintomas. Não sei pra que serve certos médicos pois não entendem nada de doenças… na farmacia vc é melhor tratado do que por certos médicos.