Simplesmente Jimmy Page.

Publicado por Cris Fagundes - 09/01/2013 - 17h23

Boa tarde galera, depois de umas f√©rias merecidas estamos de volta, que venha 2013 e com ele muito Rock and Roll, discos, shows e m√ļsica boa.

Não poderíamos começar melhor o ano no Blog Rocknauta, d cara, para começar com o pé direito, falaremos essa semana de ninguém menos que Jimmy Page, um dos mestres da guitarra, que hoje nos brinda com mais um ano de vida, 69 anos de idade, para essa lenda viva, sem mais delongas, vamos aos trabalhos.

Créditos/Foto: Faculdade do Rock.

¬†Filho √ļnico de um funcion√°rio de uma empresa e da secret√°ria de um m√©dico, James Patrick Page nasceu no dia 09 de janeiro de 1944, em Heston, Middlesex. Depois de viver um tempo com o tio em Northamptonshire, a fam√≠lia se mudou para Miles Road, em Epson, Surrey, quando Jimmy tinha uns oito anos. Na escola, cantava no coral, chegou a ser campe√£o escolar de salto de obst√°culos e entusiasmou-se com a arte. Mas a grande paix√£o aconteceu quando teve sua primeira guitarra em 1957. Jimmy Page √© frequentemente citado e considerado por muitos cr√≠ticos, f√£s e colegas musicais como um dos maiores e mais influentes guitarristas de todos os tempos, e um dos mais importantes compositores do rock.

A discografia do Led Zeppelin¬†n√£o √© extensa se comparadas a outras: nove √°lbuns em breves 13 anos. Mas impressiona o fato de quatro discos fundamentais para o rock ‚ÄstLed Zeppelin I a IV¬†‚Äď terem sido realizados em tr√™s anos, dois deles em 1969, data de estreia da banda. O homem que comandou essa proeza ‚Äď n√£o s√≥ ao criar o grupo, mas produzindo os LPs, a lenda viva do Rock, Jimmy Page.

Jimmy Page utiliza o conceito das artes pl√°sticas em suas obras, para definir seu estilo: est√©tica apoiada em contrastes. Ou seja, peso e delicadeza, tradi√ß√£o e experimenta√ß√£o, ac√ļstico e el√©trico, t√©cnica e espontaneidade, m√ļsicas longas e curtas.

Ao acompanhar Page ao longo de cinco d√©cadas, √© poss√≠vel observar a afirma√ß√£o, a transforma√ß√£o e a expans√£o do rock ‚Äď inclusive como neg√≥cio. Do som de pequenos clubes de garotos brancos, loucos por m√ļsica negra e empunhando guitarras (tidas como algo ex√≥tico), ao universo milion√°rio dos superastros.

Aos 13 anos, o londrino Jimmy Page aprendeu a tocar viol√£o com um colega de escola. Pouco depois, participou de show de talentos adolescentes da r√°dio BBC. F√£ de rockabilly, blues e de Elvis Presley (o¬†interesse pelo Rock and Roll come√ßou quando ouviu a can√ß√£o “Baby Let’s Play House”, do √°lbum A Date With Elvis, em meados de 1959), comprou uma guitarra. Aos 18, tocava bem o suficiente para chamar a aten√ß√£o.

O escritor Brad Tolinski estima que a guitarra de Page pode ser ouvida em 60% dos discos lan√ßados na Gr√£-Bretanha no in√≠cio de 1960. Ele participou do single de estreia do¬†The Who, de hits de Tom Jones e de grava√ß√Ķes de Burt Bacharach. Disciplinado e estudioso, foi um dos primeiros a adotar pedais de distor√ß√£o na √©poca em que acess√≥rios para guitarra come√ßavam a chegar ao mercado. Foi um dos primeiros m√ļsicos da Inglaterra a comprar c√≠tara ‚Äď antes de George Harrison. Aprendeu a toc√°-la com Ravi Shankar.

A partir da metade dos anos 1960, Page conviveu com artistas que constru√≠ram a hist√≥ria do rock e do blues. O guitarrista produziu disco de John Mayall. Tamb√©m foi produtor do emblem√°tico¬†LP Beck‚Äôs bolero (de 1967), que re√ļne Jeff Beck (guitarra), o baterista Keith Moon (do The Who), o baixista John Paul Jones (futuro Led Zeppelin) e Nick Hopkins, famoso pianista dos Rolling Stones.

Page se tornou guitarrista do Yardbirds, abandonando a vida confort√°vel dos est√ļdios de grava√ß√£o. Trata-se da primeira banda a fundir rock e blues ‚Äď ele entrou no lugar de Jeff Back, que, por sua vez, substituiu Eric Clapton. Deve-se ao trio a introdu√ß√£o do virtuosismo guitarr√≠stico no rock brit√Ęnico.

Nova dimensão 

Com o fim do Yardbirds, Jimmy Page partiu para a cria√ß√£o do Led Zeppelin. Tanto recrutou os m√ļsicos quanto pagou e coordenou a produ√ß√£o do primeiro disco da banda. Motivo: queria evitar palpites que ferissem suas ideias sobre m√ļsica e grava√ß√£o. A miss√£o, acreditava, era desbravar a nova d√©cada musical (os anos 1970) e buscar novas dimens√Ķes para o rock.

O som do Led Zeppelin funde rock, blues, folk e m√ļsicas cl√°ssica e indiana. Page queria que as guitarras tivessem o mesmo papel dos metais nas antigas big bands. Por isso ele selecionou instrumentistas qualificados e profissionais ‚Äď gente que recusava o esculacho t√©cnico e art√≠stico que fez o charme dos anos 1960. Na d√©cada de 1970, a banda levou megaeventos para est√°dios, reunindo milhares de pessoas. Ilumina√ß√£o fe√©rica, gelo seco, figurinos glamourosos, jatinhos particulares, sexo, drogas e tumulto em hot√©is eram parte do show. E que show…

Enfim falar de rock √© sin√īnimo de Jimmy Page e toda a galera do Led Zeppelin, a seguir algumas curiosidades e fatos importantes sobre a vida e carreira de Jimmy Page:

#¬†Jimmy ficou muito conhecido por¬†tocar sua guitarra Les Paul com um arco de violino. Voc√™ pode conferir a t√©cnica nas m√ļsicas, ‚ÄúGlimpses‚ÄĚ e ‚ÄúHow Many More Times‚ÄĚ do The Yardbirds e ‚ÄúDazed & Confused‚ÄĚ e ‚ÄúIn The Evening‚ÄĚ do Led Zeppelin.

# Essa é clássica, uma história muito engraçada do Led Zeppelin gravada em um vídeo amador na década de 70, foi a ida da banda em um hotel muito luxuoso em Seattle. Lá havia uma grande atração, os hospedes podiam pescar da janela do quarto. Os integrantes então acabaram pescando um peixe e o picaram todinho. Sabe o que fizeram com ele? Introduziram na vagina de uma fã. (Segundo relatos ela adorou a experiência).

# Com o fim do Led Zeppelin, Page tentou formar uma banda com os ex integrantes do Yes, mas não deu em nada.

# Desde 1990, Page dedica-se a shows beneficentes e trabalhos voluntários, principalmente para ajudar a fundação de sua mulher The Action for Brazil’s Children Trust (ABC Trust).

# Sua esposa, Jimena Gomez Paratcha é brasileira.

Jimmy Page tocando guitarra com um arco de violino.

 Enfim terminamos essa primeira matéria de 2013 mais que especial com o mago da guitarra Jimmy Page e seus 69 anos de idade, com uma frase do mesmo, e a seguir lhes deixo alguns vídeos.

Fala, Jimmy:

‚ÄúMuita gente me v√™ apenas como um guitarrista de riffs, mas me vejo em termos mais amplos. Como m√ļsico, minha maior realiza√ß√£o foi criar melodias e harmonias inesperadas dentro do esquema do rock‚Äôn‚Äôroll. Como produtor, gostaria de ser lembrado como algu√©m que conseguiu sustentar e conduzir uma banda de talentos individuais inquestion√°veis durante seu per√≠odo de atividade. Acho que capturei o melhor de nossa produ√ß√£o, crescimento, transforma√ß√£o e maturidade ‚Äď a pedra preciosa e multifacetada que √© o Led Zeppelin.‚ÄĚ

Jimmy Page Solo.

Heartbreaker Solo Jimmy Page.

Jimmy Page – Solo de guitarra com arco de violino.

Uma ótima tarde a todos, ótimo inicio de ano, até a próxima.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Belém

    Jimena Gomez é argentina,não brasileira.Conheceu Jimmy na turne No Quarter, no Brasil.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.