Definido local para construção do PSF

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 27/09/2014 - 21h00

O prefeito municipal de Itaiópolis conversou com a nossa reportagem falando das ações de seu governo junto ao executivo e indagado ele falou das duas ponte pênsil do Rio Itajaí falou que em uma delas recebeu ajuda com dois funcionários e de uma máquina do município de Santa Terezinha e o restante dos materiais e mão de obra foi por conta do município de Itaiópolis, já a segunda ponte foi inteiramente feita pelo município de Itaiópolis e ambas estão prontas.

O prefeito falou ainda que deu ordem de serviço para reforma do ginásio de esportes do bairro Bom Jesus que está sendo totalmente reformado inclusive com a troca da cobertura que está em andamento e acredita que em poucos meses será entregue a população daquele bairro.

Destacou a carregadeira que foi uma verdadeira novela que aproximadamente uns 10 anos estava encostada e agora foi colocado motor, pneus,lataria e parte elétrica e está em frente da prefeitura pra população ver que a mesma está em condições para atender a população.

O britador móvel o prefeito falou que é com grande alegria e orgulho que com economia foi conseguido comprar ao custo de 288,5 mil reais e com o motor forte pra britar até pedra ferro  se aproximou em 320 mil reais.

E mais a aquisição de mais dois automóveis Pálios 0km, para atender a secretaria da saúde para melhorar  cada vez mais o atendimento a população.

O prefeito falou também a reportagem que deu a ordem de serviço para execução das obras dos 03 postos de saúde que são enormes: 01 no Bairro Bom Jesus, 01 no centro da cidade e outro no Bairro de Alto Paraguaçú, o posto do bairro bom Jesus já está sendo executado, o do centro o prefeito disse que recebeu a aprovação da Câmara de vereadores para a demolição da casa ao lado do fórum local da construção.

No alto Paraguaçu, aguarda-se autorização do IFAN onde a construção deve se enquadrar as normas desta entidade que é a responsável pelo tombamento histórico deste bairro e em poucos dias este quesito deve ser resolvido.

A respeito da ponte de são roque o prefeito disse esteve na comunidade e constatou a chegada da equipe para dar inicio na construção desta ponte, esclarecendo que a parte da prefeitura que seria as cabeceiras de pedra, já foram feitas a mais de trinta dias aguardando a chegada da ponte de concreto e já no fim desta semana o transito já possa ser liberado no local.

E por fim o prefeito Gervásio agradeceu a as famílias: Tavares, Himpel e Heyse por ceder as pedras na região da Moema.

Relembre o caso

Uma audiência pública promovida pela Câmara discutiu a escolha do local de construção do PSF (Posto de Saúde Familiar Central) que a principio, o executivo teria escolhido o terreno entre a Casa da Cultura e a Biblioteca Municipal. Como existem munícipes a favor e outros contra a esse local, então foi realizada essa audiência, afim de tentar encontrar uma solução para o caso.

A presidente do Conselho Municipal de Cultura contestou a área escolhida pelo município, alegando que foi procurada por representantes da comunidade indignados e contrários a construção uma unidade de saúde naquela área, por vários motivos como a sua localização ficaria no meio da biblioteca e da Casa da Cultura onde poderia prejudicar o atendimento das consultas, visto que no local é de intenso barulho, como a banda marcial musical, aulas de bateria e do grande ruído produzido pelas crianças que frequentam as oficinas da casa da cultura, também aventou a possibilidade de um surto epidemiológico e transmissão de doenças contagiosas nas crianças e até de adultos, devido sua grande circulação na área, originadas pelo posto de saúde se ali for instalado.

A presidente do Conselho disse que esta área, pelo contrário, deveria ser utilizada para a cultura, devido a sua localização, próxima a colégio, Casa da Cultura e Biblioteca, inclusive já existe um projeto pela Secretaria de Cultura Esporte e Lazer para a construção de um anfiteatro no local, lembrou Raquel. Sugeriu também que ali poderia ser construído um auditório, sala de exposições, ou até para abrigar o arquivo público do município, além de documentos históricos, fotografias, pesquisa, periódicos etc.

Alguns vereadores também se pronunciaram se colocando contra o local e alegando haver muitos locais melhores e mais apropriados, já que Itaiópolis esta entre os dez municípios de maior território do estado. Um dos terrenos apropriados e indicado por alguns vereadores e munícipes seria no antigo hospital o “Verdão” ou no estacionamento do hospital ao lado do SAMU, que aliás a verba destinada para o município é para a construção de três unidades de saúde.

Houve momentos acalorados e de acusações em que alguém da plateia pediu a palavra e arguiu que ainda é tempo para mudar o local da construção e perguntou a Araci dizendo que há boatos de que funcionários serão demitidos se trocarem o local do posto.

O vice-prefeito de Itaiópolis José Eraldo Schritke, desde o inicio da semana (07/04) ocupa o cargo de prefeito se comprometeu em seu depoimento se colocando a disposição para a resolução do entrave,  só que será o prefeito titular  Gervásio Uhlmann, quem dará o veredito final do local desta obra, adiantou o prefeito em exercício.

Concluiu-se naquela ocasião que ainda não havia sido encontrada uma solução, já que o prefeito titular não se fazia presente e, era dele a palavra final. Porém esta audiência pública foi um marco importante para tornar esse ato, o mais democrático possível, colocando o povo junto na decisão.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Turbo

    KKKKKKKKKKKK a ponte do São Roque prefeito?
    Putzzzz não me diga que construiram as cabeceiras. Pois é e as vigas que compraram são menores que o vão das cabeceiras, não tem como usar. Quem será que errou? (mcopetência da equipe de obras e engenharia da prefeitura que construiu as cabeceiras com vão maior que as vigas ou venderam gato ensacado entregando vigas menores que as compradas e pagas com dinheiro da defesa civil? E o povo continua sem transito

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.