Gazeta de Itaiópolis participa do “café com a imprensa” promovido pela Embraco

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 22/07/2013 - 23h22

A Embraco Itaiópolis promoveu na última terça-feira, 16, um encontro com a imprensa local e regional, evento este que recebeu o nome de “café com a imprensa”. Participaram do encontro alguns meios de comunicação, dente eles, jornais impressos e veículos de rádio difusão. A Gazeta de Itaiópolis participou, a convite da Embraco.

A Embraco emprega várias pessoas do município e produz compressores para refrigeração. Entretanto, é interessante saber melhor, como é que funciona o processo produtivo, a filosofia da empresa e a qualidade de vida dos trabalhadores. Também, é curiosidade da população em geral saber como é dentro da fábrica, ou seja, como é o sistema de trabalho e como os materiais são produzidos.

A verdade é que a Embraco está no mundo, atuando em vários países. No Brasil, ela tem unidades fabris em Itaiópolis e também na cidade de Joinville. Seus produtos, inclusive os que são fabricados em Itaiópolis ganham o mundo. São compressores herméticos e componentes de refrigeração.

Aquela cervejinha gelada lá na Europa, ou a carne resfriada em câmara fria, ou ainda aquela água geladinha consumida pelos europeus ou latino americanos pode ter certeza que existe um componente ou um compressor num desses aparelhos que foi produzido aqui em Itaiópolis ou em Joinville, pela Embraco. Isso sem falar na linha branca de produtos para refrigeração brasileira, que também usa compressores de refrigeração produzidos pela Embraco.

No dia do encontro com a imprensa local, a Embraco Itaiópolis recebeu a todos com um café da manhã. Em seguida o líder da planta Itaiópolis, Danilo Landowski, acompanhado de Denise Marciniack Sebben, que é responsável pela área de comunicação e relacionamento da empresa com a comunidade, realizaram uma apresentação institucional da empresa, tanto das atividades realizadas a nível mundial, quanto às desenvolvidas em Itaiópolis.

De acordo com Danilo que já trabalha na Embraco 19 anos, a empresa está atuando em Itaiópolis há 23 anos e a Embraco é responsável pela fabricação de 30 milhões de compressores herméticos para refrigeração por ano. Hoje a produção mundial, no geral, atinge a casa de 100 milhões de compressores.

Ainda, segundo Danilo, os compressores produzidos pela multinacional são preparados para reduzir o consumo de energia.  A Embraco tem 12 mil funcionários no mundo. Em Itaiópolis, são 630 empregados, sendo que todos são naturais do município.

Além de gerar dezenas de empregos, a Embraco faz investimentos sociais. No mundo mais de 30 mil pessoas já foram beneficiadas. Segundo Denise, que é funcionária da empresa há 20 anos, a Embraco é um lugar seguro para trabalhar. Esse é um dos fatores que tem chamado à atenção dos trabalhadores, e a partir daí são motivados a ingressar na empresa. Hoje, a planta de Itaiópolis está atuando há mais de seis anos sem acidente com afastamento de trabalho.

A Embraco também oferece plano de carreira, homenagem por tempo de serviço, programa de inclusão de pessoas com deficiência e associação recreativa. Outra marca da empresa, que ganha destaque sempre, são os círculos de controle da qualidade (CCQ’s). A Embraco de Itaiópolis também mantém parceria com o SENAI, para a realização de cursos técnicos.

No segmento social, as principais linhas de ação da empresa são na área de educação e meio ambiente. As principais ações e programas desenvolvidos são o “espaço do saber digital”, gincana ambiental com a participação de várias escolas do município, Programa de Voluntariado Embraco (Prove) e outras.

Depois da explanação institucional, a imprensa foi convidada a conhecer o interior da fábrica e a linha de produção. De acordo com o funcionário Gilceneu Pivovar, que coordenou o grupo na visita ao interior da fábrica, a Embraco Itaiópolis preza muito pela segurança dos seus funcionários.  Para trabalhar na fábrica, ou até mesmo visitar as dependências, é necessário usar os equipamentos de proteção como, por exemplo, óculos, calçado fechado e protetor auricular. O sistema de produção interno é completamente organizado e os compressores de refrigeração são produzidos em células de trabalho.

O interior da fábrica é bem sinalizado. As máquinas são seguras para o operador e contam com dispositivo de segurança, que corta seu funcionamento caso o trabalhador cometa algum equivoco durante o manuseio ou operação das máquinas.

A imprensa de Itaiópolis também teve a oportunidade de conhecer a estação de tratamento de fluidos orgânicos e químicos da empresa. Na ocasião, foi apresentado o sistema de gás, usado na produção e também a central de energia, que abastece a planta fabril.

Um pouco de história da Embraco Itaiópolis

Uma das maiores indústrias de Itaiópolis, a fábrica de componentes e sistemas de refrigeração da Embraco tem uma história marcada pela evolução constante. Ao ser inaugurado, em 1990, funcionava em um galpão alugado com apenas 13 funcionários, que produziam os primeiros componentes para compressores (relés). Em 23 anos de atividades, a fábrica se desenvolveu e diversificou a produção, tornando-se parte importante nos negócios da Embraco globalmente.

Do parque fabril de 12 mil metros quadrados, saem todos os meses, mais de 35 mil sistemas completos de refrigeração e quase cinco milhões de componentes, os quais equipam os compressores Embraco vendidos no Brasil e no exterior. O processo produtivo segue normas internacionais. A unidade possui certificações de qualidade (ISO 9001), de meio ambiente (ISO 14001), de controle de substâncias nocivas (QC 080.000) e de saúde e segurança ocupacional (OHSAS 18001). No item segurança, a fábrica de Itaiópolis segue, ainda, a política global da companhia de comportamento seguro, com foco na prevenção.

Sobre a Embraco

A Embraco Itaiópolis faz parte da Embraco Brasil, operação que pertence à Embraco, líder mundial no mercado de compressores herméticos para refrigeração – o principal responsável pela produção do frio em um sistema de refrigeração. Com atuação global e capacidade produtiva superior a 37 milhões de unidades ao ano. A empresa oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia. Seus 12 mil funcionários trabalham nas fábricas e escritórios localizados no Brasil, na China, Itália, Eslováquia, México, Estados Unidos e Rússia.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.