Itaiópolis inaugura galeria de arte polonesa

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 06/04/2015 - 20h35

Itaiópolis está ainda mais rica e bonita desde a inauguração da galeria de arte polonesa Nikifor que aconteceu no último dia 21 de março. A galeria que leva o nome de um dos ícones da arte polonesa está situada em Alto Paraguaçu, localidade que fica a sete quilômetros do centro de Itaiópolis e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Alto Paraguaçu possui elevado valor histórico e paisagístico no contexto do patrimônio cultural da imigração e concentra grande número de descendentes de poloneses e agora abriga uma galeria de arte importantíssima para o cenário regional, sendo uma das únicas galerias de arte polonesa do estado de Santa Catarina. O pároco local, Jefferson Slussarek, da Igreja de Santo Estanislau, que fica em Alto Paraguaçu foi um importante colaborador para que a galeria se concretizasse. Ele abraçou a ideia em conjunto com membros da comunidade católica, que participaram em peso da inauguração.

O evento contou também a ilustre presença do cônsul da Polônia, Marek Makowski, que na oportunidade entregou a nomeação do Conselho Exterior do Ministério da Educação Nacional da Polônia à professora de língua e cultura Ludmila Pawlowski, curadora da galeria e principal organizadora do evento. Makowski também fez a entrega de materiais pedagógicos doados pelo governo polonês para o Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, do município de Irineópolis.

Na oportunidade, a professora Ludmila falou ainda sobre intercâmbio que promove entre as escolas polonesas e catarinenses. Exibindo vídeos gravados por alunos poloneses para os colegas catarinenses, a professora explicou como funciona o intercâmbio na presença dos diretores das escolas, secretários e prefeitos.

O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, também compareceu ao evento e em seu discurso mencionou a importante colaboração dos descentes poloneses para a colonização de todo o estado e a necessidade de manter viva essa história e a cultura polonesa.

A inauguração que contou com a exposição de pintura “O que se vê” da artista Everly Giller, também teve uma apresentação musical da banda Teraz Polska, de Itaiópolis com excelente música polonesa. A Banda composta por alunos da Escola de Língua e Cultura Polonesa em Itaiópolis e amigos é a única banda do Brasil que toca música polonesa atual.

Participaram autoridades regionais e locais que puderam degustar iguarias da gastronomia polonesa que foram servidos no local da exposição.

A artista
Natural de Caçador, Everly concluiu o curso de licenciatura em desenho e pintura na Escola de Música e Belas Artes em Curitiba-PR em 1983. Entre 1985 e 1987 cursou pós-graduação em Gravura em metal na Academia de Belas Artes de Cracóvia, na Polônia. Seu trabalho está exposto em diversas galerias de arte e exposições itinerantes e também na Casa da Cultura Polônia Brasil, em Curitiba- PR.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.