Governo do Estado vai pedir alta complexidade para hospitais de Mafra e Canoinhas

Publicado por Gazeta de Riomafra - 08/05/2013 - 22h11

Conforme anunciado semana passada pelo secretário regional, Wellington Bielecki, ocorreu nesta terça-feira, 07, na Gerência de Saúde da 25 ª Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional (SDR), em Mafra, a reunião com a Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). No encontro ficou definido que o Governo do Estado vai solicitar ao Ministério da Saúde a instalação dos serviços de alta complexidade em ortopedia para o hospital de Mafra e para o hospital de Canoinhas.

“Esta é uma excelente notícia, pois era o caminho que estávamos buscando junto ao Governo do Estado, para que beneficiasse todo o Planalto Norte. O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, entenderam a situação e enviaram técnicos para conseguirmos uma solução para os dois hospitais”, disse Wellington.

Participaram da reunião os secretários municipais de saúde do Planalto Norte, a gerente de saúde da SDR Mafra, Joyce Cristina Cavalheiro Hanisch, e Bernadete Zimmermann Grosskopf, da SDR Canoinhas, além dos técnicos da SES, Liziane Bittencourt – superintendente de Serviços Especializados e de Regulação, Jocélio Voltolini – gerente de Controle e Avaliação do Sistema e Carla Tirello Pulga – coordenadora Estadual do Complexo Regulador.

Durante o encontro foram debatidos diversos assuntos relacionados aos atendimentos que não existem na região. Os secretários municipais de saúde apresentaram suas principais dificuldades de acesso a serviços especializados. Porém, o assunto de maior destaque foi a questão do serviço de alta complexidade em ortopedia.

Segundo a gerente de saúde, da SDR Mafra, Joyce Cristina Cavalheiro Hanisch, a reunião foi bastante produtiva, e que a decisão teve o aval dos representantes dos municípios. “A superintendência foi muito clara e objetiva, colocando a intenção do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde em instalar os serviços de alta complexidade em ortopedia nos hospitais de Mafra e de Canoinhas”, comemorou.

O que se estranhou é que quando do início de reportagens sobre os serviços de saúde em alta complexidade foi salientado que as reuniões da Comissão Intergestores Regional – CIR eram abertas para toda comunidade como ouvinte/plateia, sem direito a voto, mas na reunião de ontem quando a imprensa chegou foi informada de que os gestores não queriam a presença da mesma e mais tarde fomos comunicados pelo diretor da Câmara que nenhum vereador foi convidado ou convocado para assistir a reunião, o mesmo acontecendo com o administrador do Hospital, um dos maiores interessados, que foi informado não poder prestigiar o evento de tamanho interesse popular.

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. Macabro

    Também, os funcionários efetivos estão sem receber seus direitos previstos em Lei, e o sindicato da categoria não faz nada, por que os vereadores não fazem a Prefeitura cumprir com as leis, e vejam o excesso de funcionários que estão sendo contratados, e ainda vão fazer teste seletivo, uma vergonha.

  2. any

    Pois é, e temos que correr muito.
    A atual administração está “tão boa” que correm até boatos de uma possível greve dos servidores caso o prefeito não dê nenhum reajuste. Já imaginaram uma greve no hospital como ocorreu em Rio Negro?
    E o pior é que nem podemos criticar muito os funcionários porque estão com direitos atrasados para receber quando a máquina pública não pára de inchar. Eita Mafra…

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.