Escolas municipais de Mafra continuam apresentando problemas

Publicado por Gazeta de Riomafra - 21/04/2014 - 00h00

A condição de algumas escolas municipais de Mafra já foi tema de uma série de reportagens na Gazeta, e agora, um ano depois alguns problemas persistem e outros ainda nem foram solucionados.

O assunto rotineiramente é abordado na Câmara de Vereadores, onde vira alvo de requerimentos por parte dos vereadores.

Recentemente foi solicitado ao Executivo questionamento sobre acompanhamento de fiscais de obras nas reformas das escolas de São Lourenço e Avencal de São Sebastião. Foi pedido ainda a relação dos engenheiros municipais que acompanharam tais obras, a empresa responsável pela execução e os valores gastos. A justificativa foi de que algumas obras estavam interditadas pelas péssimas condições, inclusive sugerindo apuração de responsabilidade jurídica dos responsáveis por estas obras.

Em matéria feita em abril de 2013, falávamos das condições precárias da Escola Municipal Evaldo Steidel, localizada no Saltinho do Canivete, que também atende as localidades de Caillet, Fazendinha, São João da Boa Vista e Lageadinho. Naquela época os alunos desta escola sofriam com o telhado, onde em dias de chuva as salas eram invadidas pelas águas, inviabilizando a utilização de áreas como a cozinha, onde as goteiras inundavam alguns locais.

Conforme informações repassadas, a conclusão das obras nesta escola está prevista para final de junho. A escola inteira está sendo reformada e por isso os alunos estão tendo aula no salão da igreja e também nas salas da catequese.

A nova escola terá uma sala multifuncional, com atendimento especializado para crianças que apresentam necessidades especiais, até de outras localidades.

As escolas localizadas em São Lourenço e Portão do São Lourenço também apresentavam vários problemas. No Portão, naquela oportunidade, em uma das salas da Escola de Educação Infantil Municipal Portão São Lourenço, o forro estava escorado, correndo o risco de cair em cima de alguém e causar um grave acidente.

Em contato com a escola, tivemos a grata notícia de que esta reforma já foi concluída e hoje pleiteiam apenas uma nova cerca, já que a atual, de arame, não apresenta muita segurança.

A Escola Municipal de Educação Fundamental São Lourenço, também apontada por vereador, continua apresentando problemas. No ano passado a escola sofria com goteiras, onde a APP teria adquirido algumas telhas para resolver momentaneamente o problema. Questões como portas quebradas e pintura, apontados na reportagem de 2013, já foram solucionadas.

Tivemos informações de que uma obra concluída há dois anos, nunca funcionou, já havia sido feita uma reforma da reforma, porém a sala que hoje está afundando teve de ser interditada e os alunos desta sala estão estudando na biblioteca.

A Escola Avencal de São Sebastião é mais uma que continua apresentando problemas. Abordada por nossa reportagem em maio do ano passado, teve sua construção iniciada em 2008, foi embargada e liberada, entretanto não havia sido concluída. O pátio coberto, tão aguardado pelos alunos, também não tinha sido concluído.

Entramos em contato com a Escola na manhã da última terça-feira e soubemos que a construção deste pátio coberto, obra bem antiga, ainda não foi concluído, ou seja, esta estagnado há mais de um ano, no mínimo.

Escola Evaldo Steidel

Escola Municipal Educação Fundamental São Lourenço

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.