Cursos de bovinocultura de leite e horticultura orgânica iniciam em Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 22/04/2014 - 11h39

Com a finalidade de levar informações técnicas e práticas e assim qualificar ainda mais o produtor rural, Mafra deu início na última semana às primeiras turmas de bovinocultura de leite e horticultura orgânica, na localidade de Irara.

Cada turma é formada por 15 alunos, abrangendo as comunidades de Irara, Bela Vista do Sul, Butiá dos Tabordas e Ribeirãozinho. O curso de bovinocultura de leite somará 200 horas/aula e o de horticultura orgânica 160 horas/aula.

Os cursos são desenvolvidos pelo PRONATEC Brasil sem Miséria, do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, através da Secretaria da Criança e Ação Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –SENAR.

Ao dar início aos trabalhos da primeira turma – bovinocultura de Leite – a supervisora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem -SENAR Carine Weiss Carneiro  disse estar orgulhosa pois Mafra formou a primeira das 24 turmas a serem trabalhadas em todo o planalto norte catarinense. Explicou ser um enorme desafio, pois a meta do SENAR é multiplicar a produção de leite da região.

Grande passo

Foi lembrando também a necessidade de aumentar a produção leiteira na região, que caiu em cerca de 50 por cento nos últimos 20 anos e que o curso é um grande passo para atingir o objetivo maior que é a melhora da produção e produtividade nas propriedades e que foi a união da comunidade que possibilitou a formação das turmas.

Melhora da produção

O produtor de Irara, Marcos Wilner que já está na atividade há 15 anos e cuja propriedade produz entre 7 e 8 mil litros por mês está participando do curso de bovinocultura leiteira. Ele busca a qualificação profissional e tem a expectativa de melhorar a produtividade do seu rebanho.

Material de trabalho

Os produtores participantes dos cursos receberam kits de materiais compostos de mochila, penal – com lápis, borracha e caneta – e livros didáticos, além de equipamentos de proteção individual – boné, bota, protetor solar e luvas com proteção.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.