Sanepar inicia ciclo de treinamentos sobre saneamento rural

Publicado por Gazeta de Riomafra - 18/07/2014 - 00h39

A Sanepar, em parceria com a municipalidade rionegrense, iniciou na última quinta-feira (10), no município de Rio Negro, um ciclo de treinamentos e capacitação técnica, social e ambiental dirigido a lideranças comunitárias e a servidores públicos municipais.

Foram repassados noções básicas de mananciais subterrâneos, tratamento da água, diagnóstico e pequenas manutenções elétricas, segurança no trabalho e administração de associações comunitárias.

Os microssistemas de abastecimento de água atendem comunidades rurais, que através de parcerias entre as Prefeituras e Sanepar, são implantados, porém administrados pelas comunidades.

Por meio dessa iniciativa, a Sanepar pretende levar o conhecimento necessário sobre saneamento rural para que as lideranças comunitárias, juntamente com os municípios, façam a gestão do sistema, desde a identificação do manancial de abastecimento até as ligações prediais.

O treinamento objetiva reduzir sensivelmente a dependência das áreas rurais com a Sanepar e prefeituras, despertando na comunidade o espírito de liderança e de autossuficiência no gerenciamento do sistema.

O treinamento em Rio Negro ocorreu nos dias 10 e 11 de julho, reunindo representantes dos municípios de Agudos do Sul, Campo do Tenente, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Quitandinha e Rio Negro.

Ao todo, serão realizados quatro eventos de capacitação para envolver todos os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Posteriormente, a ideia é também estender a capacitação a todas as regiões do estado.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.