A prometida Ferrovia do Frango mais distante de passar por Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 25/03/2015 - 09h55

O governador Raimundo Colombo esteve reunido, em Florianópolis, com autoridades do vale do Itajaí. No encontro foi discutido o projeto de engenharia do corredor ferroviário de Santa Catarina, Ferrovia do Frango. O grupo solicitou ao governador que seja mantido o traçado original da ferrovia, que deve interligar o município de Dionísio Cerqueira, no extremo-oeste, com o Porto de Itajaí, no Litoral, passando pelas regiões do vale do Itajaí, médio vale do Itajaí, alto vale do Itajaí, planalto serrano, planalto central, planalto sul, meio-oeste e extremo-oeste.

Colombo informou que a ferrovia é uma obra estratégica para o estado, vai melhorar a questão de escoamento, de custos, produtividade e vai integrar os portos. O projeto autorizado em outubro do último ano deve estar pronto em dezembro de 2016, e agora entra em uma fase importante, de definição do traçado: onde a ferrovia vai ser construída e em quais regiões.

Hoje as autoridade trouxeram argumentos e informações que vão fortalecer o projeto para que ele possa ter a escolha técnica correta. O projeto e uma obra dessa importância precisam ter um viés técnico muito preponderante, não é uma decisão política, é uma decisão de viabilidade técnica, econômica, operacional e ambiental, então é muito bom ouvir e reunir todos os elementos. Precisamos dessa obra, é urgente e vai ajudar muito o Estado no seu desenvolvimento”, disse Colombo.

O presidente da Associação Empresarial de Itajaí, Eclésio da Silva, salientou que o desenvolvimento de Santa Catarina precisa assegurar um traçado ferroviário estratégico e central, que integre o estado, contemple uma visão social, planejamento eficaz e projetos de integração logística que atendam à população catarinense.

Se o traçado original for mantido, a Ferrovia do Frango, não passará por Mafra, diferente do que foi amplamente divulgada pela ex-ministra Ideli Salvatti, quando esteve fazendo campanha política aqui em Mafra em 2012 para o atual prefeito Eto Scholze. Todos devem lembrar da famosa declaração “Trem de bitola larga!”, pois bem se as atuais negociações prosperarem ficaremos novamente “a ver navios”, ou melhor “a ver trens”.

Saiba mais

A ordem de serviço para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o projeto básico de engenharia do corredor foram entregues em outubro do último ano.

O vencedor da licitação é o Consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa, e o investimento será de R$ 46,5 milhões. O estudo e o projeto básico devem ser entregues em dezembro de 2016 (sendo que 10 meses serão usados para conclusão da pesquisa e o restante para o projeto). A Ferrovia do Frango é um empreendimento com 862 quilômetros, atravessando o estado.

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3 comentários publicados
  1. Pega Troxa

    O TREM DA IDELI E DO PIAZÃO foi só pra caçar voto. O santinho do Piazão era um Trem… o TREM DA IDELI ….. esse PT não tem jeito mesmo, vamos ver se na próxima eleição abrem o olho !
    Foi de CARROÇA e de TREM DA BITOLA LARGA DA IDELI que o Piazão se elegeu.
    Agora escolas faltando merenda, uma vergonha, más tempo do Jango achavam que não estava bom, agora tem que aguentar até o fim.

  2. Junior

    Sinceramente, alguém acreditava nisso? Economicamente, totalmente inviável. Não entendo nem o motivo de ainda falarem nesse assunto. Falta de assunto.

  3. Fabiano

    MAFRA Novamente ficou “a ver navios”, ou melhor “a ver trens”.

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