A prometida Ferrovia do Frango mais distante de passar por Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 25/03/2015 - 09h55

O governador Raimundo Colombo esteve reunido, em Florianópolis, com autoridades do vale do Itajaí. No encontro foi discutido o projeto de engenharia do corredor ferroviário de Santa Catarina, Ferrovia do Frango. O grupo solicitou ao governador que seja mantido o traçado original da ferrovia, que deve interligar o município de Dionísio Cerqueira, no extremo-oeste, com o Porto de Itajaí, no Litoral, passando pelas regiões do vale do Itajaí, médio vale do Itajaí, alto vale do Itajaí, planalto serrano, planalto central, planalto sul, meio-oeste e extremo-oeste.

Colombo informou que a ferrovia é uma obra estratégica para o estado, vai melhorar a questão de escoamento, de custos, produtividade e vai integrar os portos. O projeto autorizado em outubro do último ano deve estar pronto em dezembro de 2016, e agora entra em uma fase importante, de definição do traçado: onde a ferrovia vai ser construída e em quais regiões.

“Hoje as autoridade trouxeram argumentos e informações que vão fortalecer o projeto para que ele possa ter a escolha técnica correta. O projeto e uma obra dessa importância precisam ter um viés técnico muito preponderante, não é uma decisão política, é uma decisão de viabilidade técnica, econômica, operacional e ambiental, então é muito bom ouvir e reunir todos os elementos. Precisamos dessa obra, é urgente e vai ajudar muito o Estado no seu desenvolvimentoâ€, disse Colombo.

O presidente da Associação Empresarial de Itajaí, Eclésio da Silva, salientou que o desenvolvimento de Santa Catarina precisa assegurar um traçado ferroviário estratégico e central, que integre o estado, contemple uma visão social, planejamento eficaz e projetos de integração logística que atendam à população catarinense.

Se o traçado original for mantido, a Ferrovia do Frango, não passará por Mafra, diferente do que foi amplamente divulgada pela ex-ministra Ideli Salvatti, quando esteve fazendo campanha política aqui em Mafra em 2012 para o atual prefeito Eto Scholze. Todos devem lembrar da famosa declaração “Trem de bitola larga!â€, pois bem se as atuais negociações prosperarem ficaremos novamente “a ver naviosâ€, ou melhor “a ver trensâ€.

Saiba mais

A ordem de serviço para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o projeto básico de engenharia do corredor foram entregues em outubro do último ano.

O vencedor da licitação é o Consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa, e o investimento será de R$ 46,5 milhões. O estudo e o projeto básico devem ser entregues em dezembro de 2016 (sendo que 10 meses serão usados para conclusão da pesquisa e o restante para o projeto). A Ferrovia do Frango é um empreendimento com 862 quilômetros, atravessando o estado.

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3 comentários publicados
  1. Pega Troxa

    O TREM DA IDELI E DO PIAZÃO foi só pra caçar voto. O santinho do Piazão era um Trem… o TREM DA IDELI ….. esse PT não tem jeito mesmo, vamos ver se na próxima eleição abrem o olho !
    Foi de CARROÇA e de TREM DA BITOLA LARGA DA IDELI que o Piazão se elegeu.
    Agora escolas faltando merenda, uma vergonha, más tempo do Jango achavam que não estava bom, agora tem que aguentar até o fim.

  2. Junior

    Sinceramente, alguém acreditava nisso? Economicamente, totalmente inviável. Não entendo nem o motivo de ainda falarem nesse assunto. Falta de assunto.

  3. Fabiano

    MAFRA Novamente ficou “a ver naviosâ€, ou melhor “a ver trensâ€.

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