Mafra prepara campanha de vacinação contra Influenza

Publicado por Gazeta de Riomafra - 16/04/2015 - 22h23

O município de Mafra já está preparando a campanha de vacinação contra gripe (Influenza) em 2015, que iniciará no dia 27 de abril, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, população indígena, população maiores de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico e população privada de liberdade.  O período de vacinação será de 27 de abril a 22 de maio, em todas as Estratégia Saúde da Família. O dia de mobilização da campanha de 2015 será 09 de maio, quando as unidades estarão abertas também no sábado.

E nesse sentido o setor de Vigilância Epidemiológica esclarece à população que possui alguma doença crônica, que já se programem para obter um atestado ou declaração médica, comprovando pertencer à categoria.

O setor solicita ainda à população que procurem pela vacina nas unidades de saúde mais próximas as suas casas. O pedido se justifica pelo fato do município estar descentralizando ações após a informatização dos serviços, sendo necessário que o munícipe procure o posto de saúde onde está cadastrado.

INTERIOR

A vacinação contra Influenza no interior acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, conforme tabela abaixo:

Vacinação contra Influenza
Data Horário Localidade
Dia 13 de maio 8h Rio Preto do Sul
Dia 13 de maio 9h Bituvinha e Perizal
Dia 13 de maio 10h Bituva Papuã
Dia 13 de maio 11h Rio da Areia do Meio
Dia 13 de maio 13h Rio da Areia de Cima
Dia 13 de maio 14h Rio da Areia de Baixo
Data Horário Localidade
Dia 14 de maio 8h Butiá dos Tabordas
Dia 14 de maio 9h Maurício Caillet
Dia 14 de maio 10h Passo da Cruz – Brito
Dia 14 de maio 11h Leonel


FALTA DE VACINAS

Com relação à falta de vacina nas unidades de saúde de Mafra, a responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Adriana Moro explicou que a situação se verifica em todo o país, devido a problemas na produção dos imunobiológicos, pelo laboratório nacional. Ela destacou que em Mafra há falta apenas da BCG, mas que em todo o território nacional há registro de falta das vacinas BCG, Hib, tetra viral e dT, conforme nota informativa nº.37/2015 do Ministério da Saúde. A nota trata da necessidade de esclarecer a situação atual do abastecimento de imunibiológicos incluídos no calendário nacional de vacinação, “considerando que atualmente a média de distribuição de alguns destes imunobiológicos está abaixo da usual, por apresentarem problemas relacionados ao fornecimento”.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.