Mobilidade urbana será tema de seminário em Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 04/07/2015 - 14h45

O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana vai realizar em Mafra um Seminário, em parceria com a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense e a Associação Brasileira de Municípios – ABM, para auxiliar os gestores na elaboração do plano de mobilidade urbana. O evento será nos dias 6 e 7 de julho, na sede da Amplanorte.

A lei nº 12.587/2012 institui as diretrizes da Política Nacional da Mobilidade Urbana e visa melhoria de acessibilidade e integração dos diferentes modos de transporte. Estabelece que municípios com mais de 20 mil habitantes terão de apresentar o documento para obter recursos federais destinados a projetos de mobilidade urbana. Tendo em vista que os municípios da região estão inclusos na área metropolitana do norte/nordeste de Santa Catarina conforme a lei nº 495/2010, todos devem participar, mesmo tendo menos de 20 mil habitantes.

Para atender às dúvidas das equipes municipais, a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob) tem realizado uma série de Seminários Regionais da Política Nacional de Mobilidade Urbana, em várias cidades pelo país. Nesses encontros, são discutidos os mecanismos de financiamento, a participação popular, questões de sustentabilidade, acessibilidade e segurança, entre outros pontos importantes que devem constar nos planos.

MAFRA

O treinamento em Mafra vai envolver prefeitos, agentes e gestores municipais da AMPLANORTE, AMURC, AMVALI e AMARP. Interessados devem se inscrever no site www.capacidades.gov.br até esta sexta-feira (3).

Martha Martorelli – analista de Infraestrutura e Claudio Ferreira Junior – analista técnico de Políticas Sociais, ambos do Ministério das Cidades vão promover palestras seguidas de questionamentos do público, bem como dinâmicas para diagnóstico e estruturação didática do plano de mobilidade urbana. A troca de ideias e informações sobre o tema deve propagar conhecimentos mais aprofundados, além de instrumentalizar os municípios para a elaboração dos respectivos planos de mobilidade.

PROGRAMAÇÃO

 

HORÁRIO 1º dia 2º dia
8h30min Credenciamento
9h Abertura (autoridade anfitriã e MCid) Dinâmica 2:
Trabalhando objetivos específicos do Plano de Mobilidade
9h30min Palestra: Política Nacional de Mobilidade Urbana com foco no Plano de Mobilidade Urbana
10h Questões e Esclarecimentos Apresentação das conclusões
10h30min Intervalo Intervalo
 

10h45min

Dinâmica 1: Diagnóstico da Mobilidade Urbana Esclarecimentos e Questões específicas dos Planos de Mobilidade Urbana
11h30min Apresentação das conclusões
12h Almoço Encerramento
14h Palestra: Participação Social na elaboração e implementação dos Planos de Mobilidade Urbana  

 

14h30min Questões e Esclarecimentos
15h30min Vídeos e discussões 

 

15h45min Intervalo
16h Palestra:
Elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana
16h30min
17h Questões e esclarecimentos
17h30min Encerramento

 

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.