Encontro de ex-integrantes de bandas e fanfarras de Riomafra será realizado em setembro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 28/08/2015 - 11h19

Rio Negro e Mafra já foram cidades tradicionais de bandas e fanfarras, atualmente são poucas as escolas que dispõe de todos os instrumentos para ter sua própria banda de música. Em um reencontro durante este ano, os antigos fanfarristas de Riomafra relembraram o glamour dos tempos de desfiles e campeonatos de bandas e fanfarras dos quais os municípios faziam parte e trouxeram grandes conquistas para riomafra.

Além das boas recordações e conquistas, os amigos decidiram promover um encontro de ex-integrantes de bandas e fanfarras de Riomafra no próximo dia 4 de setembro na Sociedade Vitória em Rio Negro. Ademilson Campos, campeão estadual três vezes com o colégio Barão de Antonina de Rio Negro como maestro, é um dos idealizadores do evento. Segundo o músico, hoje já são mais de cem ex-integrantes que podem comparecer em setembro para um bate-papo.

Uma das idéias que será pautada durante o encontro é a criação de fanfarras municipais, que teriam locais apropriados para as escolas que queiram montar suas bandas e fanfarras possam ensaiar, tendo uma troca de experiências entre músicos e estudantes. “Seria uma atividade extraclasse para os alunos dos municípios. A música é muito importante para a educação”, salienta Ademilson. Atualmente a única programação efetiva das fanfarras é para o desfile de 7 de setembro, pois as escolas não conseguem manter um maestro durante todo o ano letivo As escolas também não participam de campeonatos como antigamente.

A princípio os ex-integrantes queriam desfilar no dia 7, porém a possibilidade foi descartada por falta de tempo hábil para se organizarem, a pretensão é fazer parte da comemoração do dia da independência no próximo ano. Todos os ex-integrantes de bandas e fanfarras estão convidados a comparecer no dia 4 de setembro na Sociedade Vitória, às 19h.

Fanfarra Colégio Mafrense 1990

- Publicidade -
6 comentários publicados
  1. Gilnei Machado Rosa

    Saudades daquele tempo, tive o prazer de ser campeão nacional pelo colégio São José de Rio Negro e pelo colégio Mafrense…fora os campeonatos locais , estaduais e regionais. Foi uma época que infelizmente não éxiste mais. Rio Negro e Mafra só tem a perder. Mas quem sabe um dia eu possa ver um dos meu netos ser campeão como o Vovô foi…Saudações aos amantes da boa ordem unida.

  2. Edenilson

    Os concursos de Bandas e Fanfarras eram grandes espetáculos de músicas e ritmos …tive a honra de fazer parte em tempos diferentes das Bandas Marciais Dr. Francisco Isabel com ProFº Cristovâo e Caetano com Profº Plinio e depois Amauri,também fiz parte da Fanfarra do Profº Mário De Oliveira Goeldner com Nilo,foram tempos glorioso e com muitos títulos.Lembro-me que o calendário de concurso na região começava em agosto realizado pelo Francisco Isabel, outubro pelo Mário Goeldner e depois em novembro era vez do Caetano ou Barão de Rio Negro…a população lotava os Ginásios de esportes,tínhamos uma disputa saudável entre as escolas de Mafra e Rio Negro e onde as cidades ficaram mais conhecidas no cenário nacional através dessa Bandas e Fanfarras e não posso deixar de citar as Fanfarras do São Jose e Mafrense e tantas outras que foram tão importantes.Fica aqui uma dica para os secretários de Turismo e esportes de ambas cidades de inserir no calendário de festividades dessas um concurso anual de Bandas e Fanfarras.

  3. Pretinho Basico

    Saudades daqueles tempos em que se haviam os concursos de bandas e fanfarras realizados no Ginasio Xv de Novembro. Adorava quando se apresentavam as bandas dos colegios Caetano, Barão e Mafrense, além de outras que vinham de outros municipios e até de outros estados. Pena que hoje as cidades não tem mais esse diferencial de outras. Infelizmente, as cidades de Rio Negro e Mafra não têm mais nada de atrativos para oferecer aos municipes.
    Moro em outra cidade e quando vou a Mafra/Rio Negro, não tenho opções de lazer, restando apenas o Carroça Velha e o Calçadão de Rio Negro. Até as festas do Senhor Bom Jesus perderam o sentido. São muito artificiais, objetivando apenas a arrecadação de dinheiro para não sei o quê.
    Que os prefeitos apoiem a ideia desse grupo para que consigam realmente trazer os festivais de bandas e fanfarras.
    E viva nóis…

  4. Caroline Pereira Corrêa da Costa

    Nossas referências, nossas raízes ….. Professor Christovam e Dona Jaci. Grande orgulho.

  5. Edson Luiz Jorge

    vamos estar lá com certeza!!!!!, alem de ser entre amigos, também é um encontro de campeões, rio mafra, nunca teve tanto título desde então.

  6. marco aurélio fernandes da silva

    O primeiro titulo do colégio São José em 1976, o saudoso cabo Irani foi o nosso maestro e instrutor de orden unida. a irmã Irmirereni ! Saudades .

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.