Eleição para o Conselho Tutelar em Riomafra será neste domingo (04)

Publicado por Gazeta de Riomafra - 01/10/2015 - 10h39

No próximo domingo, dia 4 de outubro, serão realizadas em todo o Brasil eleições para a escolha dos membros dos Conselhos Tutelares (CTs). Esta é a primeira vez que o processo acontece de maneira unificada no país, já que antes cada município fazia a votação em datas e formatos diversos. Criados em 1990, os Conselhos têm o papel de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade e do poder público.

Em Mafra serão eleitos os cinco conselheiros mais votados e todos os demais serão suplentes. Ao todo, 14 candidatos estão aptos para concorrer à eleição para se tornar conselheiro tutelar. Em Rio Negro serão 16 candidatos, onde também, os cinco mais votados serão eleitos e outros cinco serão suplentes.

Candidatos de Mafra

Maria da Conceição Peters; Rosangela de Fátima da Silva Custódio dos Santos; Elza Maria Sokolski; Meirieli dos Anjos; Rosemeri Bueno de Lima; Ivozel Ruthes; Alisson

Tierry Ulbrich; Fabio Rodrigues; Luzia Kraievski; Adriane Dutra; Angelita Wegrzinovski; Fatima Adriana Palazine; Andreia Paulino e Paulo Roberto Peyerl.

Candidatos de Rio Negro

Rafaelly Francisco Borges; Mario Eloi Holtz; Jaqueline das Graças Kruger; Wilson da Cruz Veiga; Patricia de Assis Bastos; Sandra Vaz Melo; Bruno Cesar Francisco Alves; Gregorio Schafhauser; Heloisa Grossl Souza; Paula Regina Vieira Schelbauer; Eliane Alves; Lileana Aparecida Garcia; Osvair Ribas Junior; Franciele Buch; Nilda Nunes da Fonseca e Eliane Valdenise da Silva.

Como votar

Qualquer pessoa que possuir título de eleitor pode votar na eleição do Conselho Tutelar. O pleito acontece em votação secreta, com o uso de urnas, no EEB Barão de Antonina de Mafra, das 8h às 17h e em Rio Negro no Colégio Barão de Antonina. Vale lembrar que o eleitor só poderá votar na regional de sua residência, munido de título de eleitor e um documento com foto.

Em Mafra haverá 11 sessões que serão distribuídas por ordem alfabética, valendo a primeira letra do nome no título de eleitor. Também terá uma sessão especial no andar térreo para gestantes, idosos e cadeirantes. As demais sessões serão no piso superior do colégio. Vale lembrar que cada eleitor deverá votar somente em um candidato. Se houver rasura ou duplicidade de voto, o mesmo será anulado. Cadeirantes, gestantes e idosos terão preferência para votar em Rio Negro.

Contagem de votos

A apuração da votação em Mafra será feita a partir do encerramento da votação no salão nobre do Colégio Barão de Antonina e o resultado da eleição será publicado até o dia 13 de outubro, contendo os nomes dos eleitos e o respectivo número de votos recebidos. Assumirão o cargo de Conselheiro Tutelar titular os cinco candidatos mais votados. A posse dos eleitos será em 10 de janeiro de 2016. A Comissão Especial Eleitoral explica que todo processo de eleição está sendo acompanhado pelo Ministério Público, a fim de tornar o mesmo transparente à população. O conselho alerta que está fiscalizando a ação dos candidatos e quaisquer denúncias ou abusos poderão ser feitas diretamente ao CMDC.

Em Rio Negro a apuração também se dará após o término das votações às 17h e será feita no ginásio do Barão de Antonina, porém o resultado deve ser anunciado ainda no domingo, mas também pode ser anunciado na manhã de segunda-feira (05), dependendo do número de votos a serem contados.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.