Após motim Presídio Regional de Mafra limita visitas a detentos

Publicado por Gazeta de Riomafra - 23/01/2015 - 00h00

Os detentos do Presídio Regional de Mafra estão com as visitas restritas, apenas presos de algumas alas podem receber seus familiares. A medida foi tomada após o motim do último dia 7, quando 180 presos participaram da rebelião e algumas celas foram danificadas.

Segundo informações, alguns detentos que participaram diretamente como articuladores do motim poderão ser transferidos para outros presídios do estado como medida educativa e de segurança.

Apenas uma parte dos detentos podem receber visitas de seus familiares, que acontece uma vez por semana com duração de três horas, os demais internos no momento continuarão com as visitas suspensas até que os reparos nas alas sejam feitas, bem como as celas danificadas sejam recuperadas.

Na semana passada alguns familiares dos internos do presídio estiveram no Fórum de Mafra solicitando a normalidade das visitas alegando que muitos dos detentos que hoje estão privados de receber seus familiares não participaram do motim e estão sendo punidos injustamente pelo erro de outros.

O Presídio Regional de Mafra tem capacidade para 75 detentos, mas conta hoje com 335 internos atrás de suas grades, destes 28 são mulheres. Além de receber detentos de Mafra o presídio recebe também presos de Papanduva, Itaiópolis, Rio Negrinho e São Bento do Sul, cidade que tem a maior população carcerária do presídio. Dos internos hoje cerca de 50% já deveriam ter sido transferidos para penitenciárias, pois já possuem condenação e não poderiam estar encarcerados no Presídio de Mafra.

UPA em São Bento do Sul

O que pode aliviar a “panela de pressão” que é o Presídio Regional de Mafra é a Unidade Prisional Avançada que será construída em São Bento do Sul. A construção que é tão esperada pelos mafrenses que não aguentam mais ler as notícias sobre o Presídio de Mafra devem começar em breve e acontecerão em duas etapas – terraplanagem e a construção da unidade. A primeira etapa já foi licitada e o contrato com a empresa vencedora deverá ser assinado nos próximos dias, enquanto isso acontecerá os trâmites para a licitação da construção da prisão quem terá capacidade para 300 detentos, o que aliviará o problema da superlotação do Presídio Regional de Mafra.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.