Audiência Pública discute expansão da Universidade Fronteira Sul no planalto norte

Publicado por Gazeta de Riomafra - 24/04/2014 - 00h00

O dia 28 de abril deverá ser um marco histórico para o planalto norte. Neste dia, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em conjunto com a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – promovem audiência pública para discutir a expansão da Universidade Federal Fronteira Sul no planalto norte catarinense.

O evento será realizado no município de Três Barras, no auditório da Secretaria de Educação, a partir das 19h. Um deputado e professor acolheu a questão apresentada pelas lideranças políticas da região do planalto norte catarinense, que foram a Brasília no mês de março apresentar a necessidade de ampliar o acesso à educação pública e gratuita aos jovens da região.

Com a intenção de contribuir com o desenvolvimento regional, foi proposta a realização desta audiência pública, na qual a região apresentará a demanda de quais cursos são mais necessários e também as condições dos municípios para receber a universidade. Na ocasião será apresentado também o contexto sócio econômico da região, cujos municípios de Major Vieira, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Porto União, Irineópolis, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Canoinhas estão inseridos no Território da Cidadania, Programa Federal.

A região caracteriza-se pelo baixo nível de investimentos federais e estaduais, falta emprego, tem pouco dinamismo econômico.

Na oportunidade em que uma comitiva foi a Brasília, os gestores conversaram também com o secretário do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior – SESU, Paulo Speller e com a ministra Ideli Salvatti, na ocasião, secretária de Relações Institucionais.

A Instituição

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública e popular. Abrange os 396 municípios da mesorregião fronteira Mercosul – sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. Tem campus em Chapecó (SC) – sede da instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional – visando o desenvolvimento regional integrado, pela valorização e superação da matriz produtiva – e estão em consonância com a política nacional de formação de professores do Ministério da Educação (MEC).

A Audiência, que seria realizada no auditório da Secretaria de Educação, mudou para a Associação Desportiva Classista Rigesa, em Três Barras, para melhor acomodar os participantes.

- Publicidade -
4 comentários publicados
  1. Professor

    Acadêmico recém formado, com competência arruma emprego na área sim, porem levar a faculdade no balcão do kady, e achar que vai sair empregado, ai é outra história, e a faculdade vai para o município com melhor estrutura politico-partidária e empresarial, que, convenhamos não é o caso de mafra, politica coronelista e empresários escravocratas…

  2. Edeney

    Antes de fazerem politicagem, deveriam desenvolver politicas de empregos para os jovens já formados que existem no planto norte, milhares de jovens formados pela universidade do contestado- Unc, se formam todo ano e são obrigados á voltarem suas atividades fora da áreas de sua formação acadêmicas. E vamos ser inteligentes que atualmente com os Emen, Prouni,onde a Universidade Federal adotou 100%, não significa que as vagas aqui abertas vão ser direcionados para os jovens de nossa região.

  3. juca

    Por favor essa universidade precisa de mafra, vamos compartilhar essa ideia

  4. Nascimento

    Como já disse anteriormente, quem decide onde vai ser instalada a Universidade é a turminha do PT, lá de Brasília (Ministro da Educação, Ideli Salvati, etc) e Mafra é a única cidade que possui administração petista. Se essa Universidade não vier para Mafra, vai ser mais um sinal de fraqueza política de nosso prefeito.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.